Antônio é apelidado no Maranhão como o

Antônio Ferreira Lima Sobrinho, conhecido como Antônio Concurseiro, foi preso em Teresina no Piauí na manhã desta quinta-feira, 21. Ele é suspeito de liderar a quadrilha que teria fraudado o último concurso da PM do Tocantins.  Ao todo, 12 pessoas já foram presas pela Polícia Civil no Tocantins, Maranhão e Piauí.

Ele possui uma extensa ficha criminal e já foi preso por suspeitas de fraude em outros certames.   Segundo o Blog Luis Pablo,  Antônio já teria sido aprovado em ao menos 30 concursos e é suspeitos de tentar fraudar  ao menos três no Maranhão, só em 2012.

"Antônio Ferreira é o líder da quadrilha que comandou a fraude no concurso para preenchimento de vagas na Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, realizado pelo Governo do Estado." Frisa.  Em 2006, Antônio foi aprovado no concurso do Instituto Federal do Maranhão-IFMA e a Polícia Civil apontou que ele fez a prova em nome de outro candidato.

Na época ele chegou a ser preso pelos crimes de formação de quadrilha, tentativa de fraude e falsidade ideológica. Segundo a SSP, Antonio Ferreira teria utilizado documentação falsa no ato da inscrição com o nome de Samuel Fernandes de Carvalho.

Conforme reportagem do G1-MA, em 2012 Antônio também foi preso em Caxias no Maranhão por suspeitas de fraude no concurso da Segurança Pública do Maranhão. Segundo a Polícia, com a prisão dele foi possível mapear a quadrilha e o modo de agir. O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, concedeu entrevista na época e detalhou.

"A maneira de fraudar da quadrilha envolvia duas técnicas: uma era com alteração do nome dos candidatos, permitindo que eles ficassem dentro de uma mesma sala. O gabarito era transmitido dentro dessa sala aos demais candidatos. Outra tentativa era a seguinte: o líder da quadrilha fazia a prova, fotografava o gabarito da prova e transmitia via mensagem de celular para os outros candidatos", explicou o secretário.

De acordo com o Blog Neto Ferreira, entre os concursos que Antônio já foi aprovado, estão:  concurso do IFMA de 2006; no concurso da Prefeitura de Santa Luzia; concurso do Banco do Brasil de 2011; Prefeitura de Igarapé do Meio em 2008, concurso da Prefeitura de Bom Jardim, no cargo de Professor e  concurso para a Prefeitura de São José do Ribamar em 2011.

Além destes, o concurso para Guarda Municipal; no Concurso de Formação de Oficiais da Polícia Militar no Pará; para o concurso dos Correios de 2008, para Técnico Administrativo; concurso para os Correios em 2011, para Operador de Triagem; concurso do Banco do Nordeste de 2011, no concurso do IFMA de 2011, CAEMA de 2006, e; concurso do Ministério da Fazenda de 2008.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/44337/investigacao-partir-de-celular-com-gabarito-leva-prisao-de-12-suspeitos-de-fraudar-concurso-da-pm-to-2/