Na região sul do Estado, no município de Peixe, a Praia da Tartaruga recebe infraestrutura e área de camping e fica a 15 minutos de barco da cidade

No mês de julho, o Brasil inteiro oferece os mais variados atrativos turísticos. Há quem prefira o frio sulista, enquanto outros programam viagem para o badalado litoral nordestino, mesmo sendo este um período chuvoso naquela região. Mas, para os tocantinenses e milhares de veranistas de todas as partes do país, começa agora mais uma temporada de praias de rio.

As opções vão de norte a sul do Tocantins, com cenários naturais deslumbrantes e infraestrutura de qualidade variável, que vão de áreas de camping a hoteis confortáveis, sem contar as barracas montadas na areia, que além de oferecer comida e bebida dão um charme especial às praias.

Sul do TO

Praia da Tartaruga- PEIXE

Na região sul do Estado, município de Peixe, a Praia da Tartaruga recebe infraestrutura e área de camping; fica a 15 minutos de barco da cidade; um pouco mais adiante encontra-se a Ilha do Tropeço, com 365 ilhotas. Outra opção é a Praia do Peixe, com 3 km de areias brancas e opções para a pesca e canoagem. Peixe está a 320 km de Palmas, com acesso pela BR-153, BR-242, TO-220.

Praião do Dominguinhos- PARANÃ

Próximo dali fica Paranã. A praia do município chama-se Praião do Dominguinhos, que fica na confluência dos rios Palmas e Paranã. O local tem boa infraestrutura, é bastante visitado e, geralmente, suas areias permanecem descobertas até setembro. Fica a 1 km da cidade e tem 3 km de extensão. Acesso pelas rodovias BR-153, BR-242, TO-220, TO-223.

Praia da Gaivota- ARAGUACEMA

Araguacema é um dos municípios mais procurados durante a temporada e possui duas das maiores praias tocantinenses em extensão. A Praia da Gaivota é o cartão postal da cidade e a mais movimentada, pois é a que recebe infraestrutura. Já a Praia do Meio é ideal para os turistas que vão buscar sossego. Araguacema fica na região centro-oeste, distante 265 km de Palmas.

CASEARA- entrada do Cantão

Em Caseara, a areia branca e fina cobre as praias do Sol e Praia da Ilha, mais frequentadas durante a temporada, enquanto o Lago do Casé oferece um belíssimo passeio de barco, com direito à observação de aves e da bela vegetação local. Outra atração ecológica é a travessia da cidade até a praia, que pode ser feita em caminhada pelo leito do rio Coco, limpo e raso.

Este também é um dos portais de entrada para o Parque Estadual do Cantão, de onde é possível sair em passeios de barco pelos seus princiais lagos. Caseara fica na região oeste do Estado, a 260 km de Palmas. Acesso pela BR-153, TO-080, passando por Paraíso do Tocantins, ou TO-440.

Região Central

Praia Rio Sono - PEDRO AFONSO

Pedro Afonso, na região nordeste do Estado, a 173 km de Palmas, tem estrutura montada na praia Rio Sono, e extensa programação. O Verão 2018  terá atividades entre 1º e 31 de julho e envolve comemoração em torno do aniversário do município.

Praias de Porto Real e Luzimangues

Em Porto Nacional, a programação do Porto Verão 2018 terá estruturas nas praias de Porto Real e Luzimangues. A programação começa em 30 de junho e termina em 29 de julho. A Praia Porto Real fica a 66 km de Palmas, acesso pela BR-153, BR-242 e TO-050, e a praia de Luzimangues, localizada logo depois da Ponte da Amizade.

Norte

Praia do Murici - XAMBIOÁ

Ao norte do Estado, uma boa opção é Xambioá, município banhado pelo Rio Araguaia. Estrutura de temporada é montada na Praia do Murici, numa ilha onde os praticantes de rafting e canoagem podem encontrar bons desafios. Xambioá está a 502 km de Palmas. Acesso pela BR-153 até Wanderlândia, depois a BR-153 até Xambioá. Também é possível seguir viagem por Araguanã, margeando o Rio Araguaia.

Praia da Ilha Grande - ARAGUANÃ

Conhecido pela beleza de suas praias, o município de Araguanã figura entre os mais visitados da região norte do Estado durante a temporada. A estrutura é montada na praia da Ilha Grande, mas além dela o veranista tem como opções as praias do Escapole e Murici. Araguanã fica a 476 km de Palmas, com acesso pela BR-153 e TO-222, ligando Araguaína ao município.

Praia do Garimpinho - ARAGUAÍNA

Em Araguaína, Garimpinho, às margens do rio Araguaia, é conhecida pela riqueza da fauna e belas paisagens, lugar propício ao descanso. Fica distante 146 km de Araguaína e 348 km da Capital. Acesso pela estrada do Garimpinho (TO-226), cerca de 35 km antes de chegar em Araguaína.

Praia do Encontro - ESPERANTINA

Apesar da distância da Capital, 759 km ao norte, no Bico do Papagaio, Esperantina revela rara beleza, onde as águas dos rios Tocantins e Araguaia se encontram. O local é conhecido como Praia do Encontro, mas a cerca de 10 km de praias praticamente intocadas, prontas a serem ocupadas. A mais estruturada é a Praia da Ponta. Acesso pela BR-153, TO-010, TO-136 e TO-596.

Atrações em TOCANTINÓPOLIS

Outra cidade do Bico do Papagaio, a 652 km da Capital, Tocantinópolis tem como atrações turísticas o Balneário de Elaide, o Complexo Turístico de Ribeirão Grande, as praias do Fernando, Ipapecônia, do Tauri e a Praia do Meio, todas no rio Tocantins. Acesso pela BR-153 até Aguiarnópolis, depois TO-126.