Os Malacabados foram a atração principal da noite de abertura do festival

A segunda noite do São João do Cerrado será marcada pela disputa entre as quatro quadrilhas juninas que não se apresentaram na abertura, realizada ontem. Os fei de cum força, Explosão A.R., Encantos do Luar e Saco Furado, entrarão em cena a partir das 20 horas, no Eco Parque Cimba.

Das cinco juninas concorrentes ao título deste ano, quatro seguem para a grande final, no domingo. O festival terá premiação total de R$ 10 mil, divididos entre os três primeiros colocados. Cada junina tem 30 minutos de apresentação. O julgamento observará critérios como Conjunto, Tradição, Coreografia/Criatividade, Figurino, Repertório, Casamento, Gritador/Marcador, Casal de Reis e Noivos.

Abertura

Ontem, os Malacabados encantaram ao público na abertura da festa. Com o tema "A vida imita a arte", a junina fez o público sonhar com o mundo encantado de um casal de marionetes, Maroto e Maricota, que sonha se casar numa noite de São João.

Com esse tema, a junina tentou passar uma mensagem, para crianças e adultos, sobre a importância de valorizar as coisas simples, como os brinquedos tradicionais, deixando um pouco de lado os meios eletrônicos.

Próximas apresentações

A primeira junina a se apresentar hoje será Os Fei de Cum Força, com o tema "Reencontro: em busca do São João Perfeito". Na sequência, a Explosão A.R. vem com o tema "Reacender a tradição esquecida", que propõe um retorno aos modelos mais tradicionais de quadrilhas juninas, antes do modelo estilizado a que já estamos acostumados.

A terceira a se apresentar será a Encantos do Luar, com o tema "Aos vivos, as flores". Encerrando a noite, virá a Saco Furado, com o tema "Mazzaropi, o caipira cineasta". No enredo, Mazzaropi recebe de São João a missão de gritar uma quadrilha em homenagem ao Santo e só depois de cumpri-la deverá retornar ao céu. Durante o cumprimento de sua missão, fatos marcantes de sua carreira serão lembrados.