Competição reuniu 120 atletas, entre civis e militares

A Praia da Graciosa foi o ponto de encontro para nadadores profissionais e amadores, na manhã desse sábado, 30, em Palmas. Na oportunidade, os competidores participaram da Travessia do Lago 2018 que contou, ao todo, com 120 atletas, entre civis e militares, disputando nas modalidades de 100m, 1.000 km, 2,5 km e 5 km. A prova é uma organização do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e da Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto).

"O dia 02 de julho é o Dia Nacional do Bombeiro, é onde comemoramos com uma semana cheia de eventos que incentivam a qualidade de vida, e nesse interim, nós bombeiros, abrimos as portas da corporação e recebemos a população, de uma forma geral, para que participe de nossas atividades. Nós estamos encerrando a Semana do Bombeiro amanhã, com a Corrida do Fogo, e esperamos que os atletas venham em peso prestigiar e participar dessa prova que é uma das mais tradicionais do Circuito Virgílio Coelho em Palmas", destacou o comandante-geral do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva.

A Travessia do Lago 2018 foi o penúltimo evento realizado dentro da Semana Nacional do Bombeiro que, no Tocantins, teve início no último dia 21 de junho e finaliza neste domingo, 1º de julho.

 "A prova surgiu, inicialmente, só com os bombeiros militares, e depois esse formato de prova ficou mais interativa, de forma a integrar a atletas civis com o bombeiro. Outra questão importante é a inserção das crianças nesta prova, pois queremos tentar estimular a participação delas e dos jovens no esporte, em práticas saudáveis porque entendemos que é função do bombeiro militar também tentar proporcionar essa integração e essa forma vida saudável", disse o coordenador da travessia, major Erisvaldo de Oliveira Alves.

 Paula Rovani, de 36 anos, atleta e bancária que já disputou provas de Ironman no Brasil e fora do país, falou da sua experiência na Travessia do Lago. "Essa prova é uma das mais importantes da maratona aquática que a gente tem que é de 5 km, geralmente, as provas aqui são de 2,5 km então, é a segunda mais desafiadora e depende muito do tempo, se estiver ventando muito fica muito difícil, se não fica mais tranqüila a prova", disse.

 O presidente da Faeto, Luiz Roberto Soares, falou da importância da prova, considerando que ela é a 3ª etapa da Maratona Aquática do Tocantins 2018 que acontece ao longo do ano.  "A prova já tradicional e feita em conjunto pela federação e Corpo de Bombeiros. Trata-se de uma competição importante porque as pessoas de fato participam e também por fazer parte do Circuito Estadual de Maratonas Aquática".

 Resultado

 Militar Masculino

 1º Lugar: capitão Benvindo Filho Pinto de Queiroz

2º Lugar: soldado Diorde Lucas Nunes Oliveira

3º Lugar: tenente-coronel Peterson Queiroz de Ornelas

 Militar Feminino

 1º Lugar: capitã Márcia Marra de Oliveira Santos

2º Lugar: soldado Elvira de Oliveira Silva

 Público Geral Masculino (1 km)

 1º Lugar: Fernando Antônio Silva

2º Lugar: Arnon Coelho Bezerra

3º Lugar: Lucas Teixeira Magalhães

 Público Geral Feminino (1 km)

 1º Lugar: Grazyelle Nayara Santos

2º Lugar: Bruna Fonseca

3º Lugar: Julia Vilarinho Curado