Câmpus da Unitins em Palmas

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) voltou a ser contemplada com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) após ter parecer positivo dos editais 02 e 03/2018.

Os editais tinham por objetivo selecionar propostas para concessão de cotas de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ? PIBIC e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? PIBITI.

A disponibilização das cotas ocorrerá em dois ciclos de 12 (doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2018 e o segundo ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2019. O valor da bolsa para o aluno pesquisador é de R$ 400,00.

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, profa. Dra. Ana Flávia, a concessão de auxílios para a execução de projetos de pesquisa e tecnológico é uma das prioridades da Universidade. Nesse sentido, o retorno do vínculo com o CNPq é importante pelo fato de ser um dos principais órgãos de fomento do país. A princípio, as bolsas concedidas são de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico, mas a ideia é que com a possibilidade de abertura de programas de pós-graduação stricto sensu novas submissões de solicitação de bolsas sejam submetidas.

Foram disponibilizadas pelo CNPq 21 bolsas de pesquisa, sendo 15 (quinze) para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e seis para o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Destinação das bolsas

As 15 (quinze) bolsas PIBIC/CNPq serão destinadas aos projetos coordenados por orientadores doutores mais bem colocados no processo seletivo regido pelo EDITAL PIBIC/PIBITI/PIVIC Nº 01/2018 - Unitins ? Retificado.

As bolsas PIBITI/CNPq obtidas serão destinadas aos projetos aprovados no Edital complementar EDITAL PIBIC/PIBITI/PIVIC Nº 06/2018 ? UNITINS.

A Coordenadora de Iniciação Científica da Profa. Dra. Leda Veronica, informa que caso seja necessário, serão lançados novos editais para preenchimento das vagas de bolsas e destaca que a modalidade PIBITI é destinada a projetos que envolvam inovação tecnológica em processos ou produtos.