Concurso da PM está suspenso desde março.

Em razão das suspeitas de fraude no concurso público da Polícia Militar realizado em março deste ano, o Ministério Público Estadual (MPE) expediu, nesta segunda-feira (9) Recomendação Administrativa ao governador Mauro Carlesse. A orientação é de que o gestor se abstenha de retomar o andamento do certame, que se encontra suspenso por força de decisão judicial.

O governador tem 10 dias para informar se cumprirá a recomendação e quais providências serão adotadas.

Possível anulação 

As supostas irregularidades são investigadas pelo Promotor de Justiça Adriano Neves, titular da 28ª Promotoria de Justiça da Capital. Segundo ele, inúmeras denúncias foram registradas e apontam irregularidades ocorridas em diversos locais de provas, a exemplo de envelopes violados e de aparelhos celulares apreendidos que continham as respostas das provas antes do término de sua aplicação. As suspeitas de fraude podem vir a resultar na anulação do concurso.

Na Recomendação Administrativa, o Promotor de Justiça também destaca que há investigações policiais em curso, ocorrendo em Palmas, Arraias e Araguaína. Nesta última cidade, a investigação resultou, inclusive, na deflagração da Operação Ateleia, realizada no dia 21 de junho, que obteve a prisão de 14 pessoas suspeitas de terem cometido fraudes nos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí.

"Se depender do apurado nas investigações em curso, o referido certame deverá ser anulado, seja por via administrativa ou judicial", disse o Promotor de Justiça na Recomendação.

Resultado na mão da Banca

O resultado da primeira fase do concurso, realizada antes da suspensão, já foi contabilizado pela banca AOCP.  Porém, enquanto não sair a decisão judicial, a banca organizadora do concurso não poderá divulgá-lo.

Enquanto isso, os concurseiros devem aguardar as próximas atualizações. As provas objetivas e dissertativas do concurso foram realizadas no dia 11 de março.

Os classificados nessas avaliações ainda terão exame de capacidade física, avaliação psicológica, médica e odontológica, além de investigação social.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/45167/concurso-da-pm-to-segue-suspenso-e-comando-diz-que-atua-para-agilizar-solucao/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/44428/policia-estima-que-100-candidatos-foram-beneficiados-com-fraude-no-concurso-da-pm-to/