Vereador de Araguaína Edimar Leandro.

O vereador Edimar Leandro (PRP) cobrou explicações da prefeitura de Araguaína sobre a transformação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Norte em Clínica da Mulher.  O ofício assinado pelo parlamentar foi enviado ao secretário municipal de Saúde, Jean Luís Coutinho dos Santos, nesta terça-feira, 10.

No documento, o parlamentar solicita informações sobre o andamento deste processo e ressalta a importância da Clínica da Mulher. "Irá trazer aos nossos munícipes uma estrutura diferenciada no atendimento com vários especialistas para atender melhor a população." Justificou Edimar ao oficializar a cobrança.

Ao AN, o parlamentar detalhou os motivos da cobrança e explicou que a demanda é antiga, desde que assumiu o mandato há um ano e meio.

"Todas as vezes que o secretário da saúde vem a esta Casa, eu sempre faço a mesma pergunta: como está o andamento da Clínica da Mulher? E todas as vezes, ele fala sempre a mesma coisa: que nos próximos seis meses estará sendo inaugurada." Frisou o parlamentar.

Ele ainda relatou que sempre passa em frente ao prédio abandonado e se sente com a obrigação se cobrar uma solução para o problema.

"Não quero que ele [secretário] responda diretamente para mim. Mas aos moradores daquela região: Vila Norte, Vila Couto, Bela Vista, Maracanã. Enfim, a região, ao povo de Araguaína. [Espero] que tudo isso aconteça o mais rápido possível. Não dá mais pra gente ver aquele prédio nas condições que está, fechado, sendo deteriorado pelo tempo."

O prédio da UPA da Vila Norte custou R$ 2 milhões e foi concluído há sete anos, em 2011. Entretanto, a obra custeada pelo governo federal se tornou apenas num elefante branco e nunca foi utilizado. A administração de Ronaldo Dimas (sem partido) se comprometeu usar a estrutura para implantar a Clínica da Mulher.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a prefeitura  de Araguaína informou que aguarda uma portaria do Ministério da Saúde que irá autorizar o uso do prédio da UPA da Vila Norte para implantação da Clínica da Mulher. "O Município já dispõe dos serviços que, após autorização, serão ofertados no local."Finaliza.