Márlon Reis, Carlos Amastha e Carlesse miram o governo do Tocantins na eleição de outubro.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) divulgou as informações sobre o calendário eleitoral para a eleição geral no Tocantins, a ser realizada no dia 7 de outubro de 2018. Para o eleitor o compromisso inicia nesta terça-feira (17) com a oportunidade de se cadastrar para o voto em trânsito e para os partidos, inicia na sexta-feira (20) prazo para realização das convenções.

Nesta eleição o tocantinense vai escolher o próximo presidente e vice para mandato de quatro anos, assim como o novo governador e seu vice.  Além de dois senadores, oito deputados federais e 24 estaduais.

O eleitor do estado já foi às urnas este ano duas vezes, com a eleição suplementar que teve 2º turno inédito no Tocantins. Se houver segundo turno na eleição geral, serão quatro votações em um único ano no estado.

A eleição suplementar, ocorrida há menos de um mês, tinha sete candidatos na disputa pelo Palácio Araguaia. Mas para outubro só três nomes manifestaram interesse em concorrer até o momento: Márlon Reis (Rede), Carlos Amastha (PSB) e Mauro Carlesse (PHS).

Voto em trânsito

A partir desta terça-feira (17/7), o eleitor poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito, indicando o local em que pretende votar, assim como alterar ou cancelar sua habilitação, caso já o tenha requerido. O eleitor com mobilidade reduzida ou com deficiência poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em outra seção ou local de votação de seu Município. Basta procurar um dos Cartórios Eleitorais do Estado para realizar os procedimentos.

Na terça-feira (17/7) os tribunais eleitorais iniciam a divulgar na internet a relação dos locais onde haverá voto em trânsito, atualizando-a periodicamente até 23 de agosto de 2018. Nesse mesmo dia inicia-se a  disponibilização da relação, na internet, com atualização diária, de locais de votação com vagas para transferência temporária de militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço para votarem em trânsito.

Convenções Partidárias

Na sexta-feira, dia (20/7) inicia-se o prazo para a realização das convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolha de candidatos. A partir dessa data não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral, conforme a Lei nº 9.504/1997, artigo 33, § 5º. O prazo se encerra no dia 5 de agosto deste ano.

O eleitor, partidos ou coligações que desejarem obter mais informações sobre o processo eleitoral podem ligar para a Ouvidoria Eleitoral, das 14 às 18 horas: 0800 6486 800.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/45427/apos-prometer-surra-de-votos-em-carlesse-ataides-quer-ser-senador-na-chapa-do-palacio/