Projetista Hélio Cavalcante e o filho David Luiz.

O Conselho Municipal de Saúde de Araguaína abriu sindicância para apurar a morte do pequeno David Luiz Calvacante, de 4 anos. Ele faleceu no início do mês após sofrer uma apendicite aguda. Segundo Hélio Cavalgante, pai da criança, a demora no diagnóstico custou a vida do filho.

Hélio acredita que houve negligência no atendimento do filho. O caso ganhou grande repercussão depois que ele postou desabafo nas redes sociais falando sobre o caso e alertando sobre a precariedade do atendimento na saúde. Milhares de pessoas compartilharam da indignação do pai.

Em entrevista ao AN, ele disse que David passou aproximadamente 22 horas de observação na UPA e os médicos não souberam identificar o problema. A criança faleceu cerca de 7 horas depois de dar entrada no Hospital Municipal, onde recebeu o diagnóstico.

Conselho Municipal de Saúde

O presidente do CMS, Jair Clarindo, disse que o caso não pode ficar alheio ao controle social. A família questionou o atendimento e o ISAC -- instituto que administra a UPA e HMA-- respondeu.

"Fizemos uma provocação ao ISAC pra que ele nos passe um relatório detalhado. Foi fixado prazo e ainda está dentro do tempo de resposta deles" disse o presidente.

Ele acrescentou que a decisão sobre o caso será tomada no próximo dia 2 de agosto, quando ocorre reunião ordinária do conselho. Foram convidados o  Ministério Público, por meio da procuradoria da Saúde e da procuradoria da Infância e Juventude, e o Juizado de Infância e Juventude.

Clarindo explicou que toda decisão do conselho de saúde é tomada pelo pleno, composto por 20 conselheiros de três segmentos:  o usuário ? que é metade do conselho e a outra metade dividida em 25% de trabalhadores de saúde e 25% do governo e prestadores de saúde.

"Juntos vamos ver o que aconteceu. E do acontecido, se tiver que tomar alguma providência, o pleno do conselho vai tomar a providência necessária", destacou o presidente.

A reunião do conselho será aberta ao público na sede do Cerest, situada na Rua 15 de Novembro, centro. O encontro está marcado para ocorrer dia 2 de agosto, a partir das 15h.

Relembre

David Luiz foi levado à UPA no dia 2 de julho, por volta das 13h30. Segundo o pai, ele estava com febre e reclamava de fortes dores na barriga. Foi tratado inicialmente com Dipirona e Ibuprofeno, mas os sintomas permaneciam.

Para Hélio, faltou experiência por parte dos médicos e houve demora na transferência para uma unidade mais complexa. David só foi encaminhado para o HMA depois de passar 22 horas na UPA.

"Eles não souberam identificar por que a febre não baixou. Já que eles não sabiam identificar, transferiam pra um hospital de complexidade maior" disse em entrevista ao AN.

A demora também foi observada no HMA. Após ser diagnosticado por uma pediatra David ficou a espera de um cirurgião. --Ele [cirurgião] veio chegar umas 6 horas, quando meu filho já estava praticamente morrendo. A criança teve parada cardiorrespiratória e não resistiu.

http://araguainanoticias.com.br/noticia/45116/desabafo-foi-para-alertar-precariedade-do-atendimento-na-saude-diz-pai-que-perdeu-filho-de-4-anos-no-hma/