Vereadores que pretendem concorrer a vaga de deputado: Marcus Marcelo,  Terciliano Gomes, Ferrerinha e Wagner Enoque

Ao menos quatro vereadores de Araguaína pretendem se candidatar a deputado na eleição de outubro de 2018.  Três visam umas das 24 vagas na Assembleia Legislativa (AL) e um a Câmara Federal.  Porém, a disputa promete ser acirrada, pois a cidade já tem quatro deputados estaduais ?todos disputarão reeleição ? e dois federais.

Postulantes à Assembleia

Os três pretendentes a uma cadeira na AL são: Wagner Enoque (PSB), Marcus Marcelo (PR) e Terciliano Gomes (PDT). Eles foram eleitos pela base do prefeito Ronaldo Dimas (Sem partido). Entretanto, na eleição suplementar para Governo,  Tericiliano apoiou Kátia Abreu (PDT)  e Wagner, Carlos Amastha (PSB). Apenas Marcus Marcelo andou com Mauro Carlesse (PHS), a quem Dimas apoiou.

Para a eleição geral de outubro, o presidente da Câmara de Araguaína,  Marcus Marcelo (PR),  mantém sua fidelidade ao grupo de Ronaldo Dimas e apoiará Tiago Dimas para deputado federal.  Ele é do partido do senador Vicentinho Alves (PR), adversário de Carlesse na eleição suplementar.  Mas, segundo Marcus, Vicentinho "liberou" sua candidatura.

Já os outros dois ? Terciliano e Wagner ? embora façam parte da base de Dimas na Câmara, devem seguir rumos diferentes, mas preservando boa relação com o prefeito.

Terciliano, do grupo de Kátia, vai apoiar o filho de Ronaldo, Tiago Dimas (SD), para deputado federal.  Por outro lado, deve seguir o candidato a governador definido pelo partido, independe de ser do grupo apoiado por Ronaldo Dimas.

Já Wagner Enoque, também da base de Dimas na Câmara, vai apoiar Amastha para governador. Ele ainda não definiu apoio a Tiago para deputado federal, . Embora, pretende manter a boa relação com Ronaldo.

A disputa por uma vaga na AL promete ser acirrada. Isso porque Araguaína já tem quatro deputados estaduais que vão concorrer à reeleição.  Elenil da Penha (MDB), Jorge Frederico (PSC), Valderez Castelo Branco (Progressista) e Olyntho Neto (PSDB).

A análise de bastidores é que três deles serão reeleitos e sobraria apenas uma vaga. Desse modo a disputa promete ser acirrada, pois além dos três vereadores na disputa, há outros candidatos a deputado por Araguaína.  Outra teoria mais desanimadora é que a cidade não elegerá cinco deputados. Outros acreditam que esse número pode chegar até cinco.

Câmara dos Deputados

Já o quarto vereador, José Ferreira Barros, o Ferreirinha (MDB), conhecido por sua lealdade ao ex-governador Marcelo Miranda, visa a Câmara Federal.  Ele está de olho na vaga a ser deixada pelo deputado federal de Araguaína por César Halum (PRB), que mira uma vaga no senado na chapa palaciana de Mauro Carlesse (PHS).

Ferreirinha é vice-presidente da Câmara e integra a base de Dimas. Entretanto, vai ser adversário político de Ronaldo, pois disputará a mesma vaga pretendida por Tiago Dimas.  O outro deputado federal de Araguaína é Lázaro Botelho (Progressistas), que vai à reeleição.