Corpo de Bombeiros divulga balanço da Operação Praia 2018

Oito pessoas morreram afogadas durante o mês de julho nas praias do Tocantins. O balanço é da Operação Praia 2018, do Corpo de Bombeiros, encerrada neste final de semana.  A operação registrou ainda dois afogamentos/salvamento aquático, 18 atendimentos pré-hospitalar e 34.470 ocorrências diversas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o número de afogamentos com mortes foi um pouco menor, se comparado com o mesmo período de 2017, quando 10 pessoas morreram afogadas.

Na soma do ano, já são 28 afogamentos com óbitos no Tocantins, conforme dados dos Bombeiros e Instituto Médico Legal (IML) do Tocantins.

Guarda-vidas

A Operação Praia 2018 atendeu 28 localidades, empregando 221 bombeiros militares, 15 viaturas e 11 embarcações, realizando um total de 34.512 ocorrências atendidas. Além dos bombeiros, teve apoio de 109 guarda-vidas civis contratados pelas próprias prefeituras e que atuaram em 39 praias de 34 municípios do Tocantins.

As praias atendidas, exclusivamente, por guarda-vidas militares foram: Prata, Caju, Porto Nacional, Itacajá e Goiatins.

Divisão

Para tornar o trabalho mais eficiente, neste período de praias, a operação foi dividida em regionais nessas 28 localidades. Na regional de Palmas, foram atendidas as praias do Buriti, Caju, Prata, Graciosa, Arnos, Luzimangues, Segredo, Mirassol, Funil, e Paredão.

Já na regional de Araguaína, foram atendidas as praias de Filadélfia, Babaçulândia, e Palmeirante; a de Gurupi atendeu as praias de Sandolândia e Formoso do Araguaia; a de Porto Nacional atendeu Ponte Alta e Ipueiras; a de Colinas atendeu as parias em Juarina, Pau D?arco e Couto Magalhães; a regional de Araguatins atendeu as praias localizadas em Carrasco Bonito, Buruti, São Sebastião, São Miguel, Esperantina e Itaguatins. E, na regional de Dianópolis, foram atendidas as praias de Paranã e São Salvador

Ocorrências atendidas

 
OCORRÊNCIAS QUANTITATIVOS
Afogamento/Salvamento Aquático 02
Afogamento seguido de morte 08
Atendimento Pré-Hospitalar 18
Prevenções 34.470
Outras naturezas 14
TOTAL 34.512