Alunos da APAE de Palmas e de Miracema foram os primeiros a testarem as cadeiras anfíbias

O projeto "Praia Acessível" foi iniciado na Praia do Prata, na região sul de Palmas, na manhã desta quinta-feira, 02.  A ideia é promover acessibilidade e lazer para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Os alunos da Escola de Integração da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas e de Miracema foram convidados a serem os primeiros a testarem as cadeiras anfíbias e aprovaram.

O projeto foi elaborado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede-TO), juntamente com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que financiou duas cadeiras anfíbias. As cadeiras possuem pneus desenvolvidos para flutuar e não afundar na areia. Elas possibilitam que a pessoa seja levada até a água com segurança e aproveite com maior liberdade.

A Praia do Prata tem rampa com acesso até a areia, por isso foi escolhida para abrir o "Praia Acessivel" na Capital. "Eventos como esse quebram barreiras. Muitas vezes a família de uma pessoa com deficiência física deixa de frequentar esses ambientes de lazer pela dificuldade. É importante a luta por acessibilidade, não só em ambientes públicos institucionais, mas também os de lazer". Disse Luziene Castro, diretora da Escola de Integração da APAE de Palmas e mãe de uma menina cadeirante.

"O intuito é aumentar o acesso dos cadeirantes, a acessibilidade nas praias e o lazer dos deficientes físicos nos rios e nas praias do Tocantins". Frisou Raquel Elisabete Cordeiro Vilardi. Ela faz parte da Comissão de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e é membro do  Coede-TO.

Zildene Carreiro, da APAE de Miracema, foi a primeira a testar as cadeiras anfíbias. "Espero que o projeto prossiga com garantia, qualidade e melhoramento nas praias. Eu amei esse dia".  Disse ela que é cadeirante há cinco anos e desde então ainda não tinha conseguido ter acesso à praia.

Já Derlene da Silva, mãe de José Luiz, aluno da APAE, gostou muito da experiência. "Foi a maior diversão para o meu filho o dia de hoje. É uma ação muito importante. Aliás, hoje é a primeira praia que eu vi que com a rampa de acesso", destacou Darlene.

Próximos passos

O objetivo do projeto é expandir para outras praias do Estado e a equipe que idealizou ficou muito feliz com a resposta dos beneficiados.  Os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa também ajudaram na realização das atividades na praia, juntamente com a equipe técnica. A experiência ensinou aos adolescentes sobre empatia, sendo momento de lazer e convívio social.