A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, entregou no último sábado, 4, o certificado "Selo Verde ? Amigos do Garimpinho", a moradores e visitantes, pelas boas práticas ambientais. O Selo Verde

Durante toda a temporada de veraneio, uma equipe da Prefeitura formada por técnicos das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Infraestrutura; e Educação, Cultura Esporte e Lazer permaneceu acampada no Garimpinho, atuando na conscientização e fiscalização dos acampamentos instalados nos 25 quilômetros de extensão da margem araguainense do Araguaia.

Um total de 93 visitantes e moradores foram cadastrados e receberam orientações sobre boas práticas ambientais, como dar destinação correta aos resíduos produzidos e evitar caça e pesca predatórias. Todos assinaram um termo de responsabilidade em que se comprometeram com a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

Ao deixar os acampamentos, os visitantes recolhem os resíduos e os depositam nos contêineres implantados no porto. Três vezes por semana, a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade faz a coleta no povoado.

Praias limpas

O resultado da soma do esforço da equipe da Prefeitura com a colaboração da comunidade pode ser confirmado por todos: praias limpas e nenhuma infração registrada ao longo da temporada. Todos os cadastrados receberão o selo Amigos do Garimpinho, mesmo os que já deixaram os acampamentos receberão no endereço informado no cadastro.

A dona Geny Moreira é comerciante no povoado, onde reside com e a família há 21 anos. Para ela, a atuação das equipes da Prefeitura faz toda a diferença durante o veraneio. "Antes o pessoal saía deixando o lixo nas ilhas ou jogava em qualquer lugar aqui no porto, agora todos sabem onde deixar, e todo o lixo é coletado".

A moradora também elogia o atendimento da equipe da Saúde, que durante a temporada mantem aberto um posto de atendimento com enfermeiro e técnico de enfermagem, além de um médico aos finais de semana. "Antes, se tivesse qualquer emergência, teria que ir para Pau D?Arco, com eles aqui a gente fica mais seguro".

A equipe segue monitorando o local até setembro. "Seguiremos acampados até o próximo final de semana, 12. Depois disso, retornaremos para o Torneio de Pesca e, finalizando a temporada, faremos mais uma varredura após o feriado de 7 de setembro, quando desmontaremos todos os acampamentos e daremos destinação correta às palhas e madeiras", explicou o coordenador de Educação Ambiental da Prefeitura, Francisco Tibério Dias.