A cor dourado é dedicada ao que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define como alimento de ouro, o leite materno.

A cor dourada foi escolhida para representar o mês dedicado ao que Organização Mundial da Saúde (OMS) define como alimento de ouro, o leite materno. Mas, "amamentar não é tão fácil quanto parece", garante a enfermeira e coordenadora da estratégia de saúde Rede Cegonha municipal, Lanna Nobrega.

Para reforçar às mamães as técnicas e cuidados necessários na amamentação, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, realizará ações especiais do Agosto Dourado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O destaque da programação, a Hora do Mamaço, está previsto para o dia 23, às 8 horas, na UBS do Bairro JK.

"As mães sentem dificuldade no momento de amamentar, por isso, vamos realizar rodas de conversa e ensinar, na prática, como fazer", explica a coordenadora. Também conta que é preciso desmitificar alguns conhecimentos populares e buscar informações com os profissionais.

"Muitas coisas podem dificultar a amamentação, a mama pode rachar ou o leite pode não descer tão rápido, por exemplo. O pessoal acha que canjica pode ajudar, enquanto o consumo regular de água pode ser a solução", exemplifica Lanna.

Pré-natal do parceiro

O mês de agosto é também para celebrar a valorização da paternidade. O objetivo é estimular a paternidade ativa, envolver os pais nas ações do planejamento familiar para que acompanhem as mamães no pré-natal, parto e pós-parto, ajudando desde os primeiros dias, nos cuidados e desenvolvimento da criança.

Programação Segunda-feira (dia 13)

8 horas ? Palestra na UBS Nova Araguaína ? Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína

Terça-feira (dia 14)

13h30 ? UBS Lago Azul ? Av. Araguaia QD 04 LT 02 S/N, Parque do Lago;

Quinta-feira (dia 16)

8 horas ? Palestra na UBS José de Sousa Rezende ? Rua São João Batista, Lt 02 Qd 01 D, Setor Alto Bonito;

Quarta-feira (dia 22)

8h30 ? Palestra UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito ? Rua A esquina c/ Rua L ? Vila Aliança;

Quinta-feira (dia 23)

8 horas ? Palestra e Mamaço na UBS JK ? Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK;

Quinta-feira (dia 30)

7h30 ? UBS Avany Galdino da Silva ? Av. São Francisco, esq. com a Guaíba, Setor Araguaína Sul