Cirurgião plástico Celso Mangili Eulálio

O cirurgião plástico Celso Mangili Eulálio falou nesta quinta-feira (9) sobre a morte de uma paciente ocorrida após procedimento estético no Hospital Dom Orione em Araguaína.  A servidora pública aposentada Regina Pereira de Melo  (62 anos) morreu por complicações de uma abdominoplastia para retirada de excesso de pele e gordura na região abdominal. "Eu tive o desprazer de ver (...) essa infelicidade", lamentou o médico.

Avaliação e risco

Celso, que exerce a profissão há 19 anos, explicou que antes de qualquer procedimento cirúrgico, o paciente passa por uma avaliação minuciosa. "É feito um planejamento personalizado de quais são as medidas preventivas que cada um precisa." Por outro lado, frisou que apesar de todas medidas preventivas, não há cirurgia sem riscos.

--Se existisse, alguma complicação com 100% de probabilidade de prevenção, ela simplesmente deixaria de existir.  Se conseguisse prevenir algo 100%, nunca mais aconteceria.  Se eu conseguisse prevenir algo 100%, nunca mais aconteceria aquilo. Então, se as complicações existem, é justamente porque ainda que haja medidas preventivas e ainda que seja possível tomar essas medidas, nunca vai ser zerar o risco.

Paciente apta

No caso específico da paciente Regina, que morreu no Hospital Dom Orione em Araguaína,  o cirurgião disse ter realizado toda avaliação médica e que a paciente estava apta a passar pelo procedimento.

--Estava todos os exames dela normais. A única patologia de base dela era uma hipertensão arterial completamente controlada. Ela foi enquadrada no exame de risco pré-operatório cardiológico, como classe um, que é o mínimo.  Assim ela estava apta a ser submetida ao procedimento, assim como qualquer pessoa nessas condições estaria.

Complicações

Contudo, segundo Celso, após mais de 16 horas de cirurgia, Regina evoluiu muito bem, mas depois começou a "ter uma falta de ar muito intensa". Diante disso, ele suspeitou que fosse tromboembolismo, pediu ajuda a um colega e a paciente fez todos os exames.  Porém, o diagnóstico não foi confirmado e a paciente teve uma "fase de melhoras".

Celso disse que , depois o quadro piorou e ele e colegas fizeram uma cirurgia abdominal, mas sem sucesso.

--Eu tive o desprazer de ver essa semana (...).  Essa infelicidade, que foi o falecimento da dona Regina.  (...) Apesar de não termos encontrado uma causa, essa evolução completamente fora do normal, fora do que é esperado para uma cirurgia como esta, acabou levando a paciente a óbito durante. (....) O desfecho , infelizmente, dessa história, de uma forma completamente fora do padrão, inesperada, diante de tudo que já tinha visto nos meus 19 anos de cirurgia plástica.

Solidariedade 

Celson se disse solidário à família . --Quero externar meus sentimentos à família e dizer que eu vou estar aqui sempre para toda coisa que vocês precisarem.

Ele explicou que o motivo pelo qual concedeu a entrevista sobre o referido caso.  --Então, quero falar mais um pouco sobre esses casos para que as pessoas compreendam como de fato as coisas evoluem, como as coisas de fato ocorreram.  Para que não criem aqueles medos irreais.  E compreendam o quanto essas situações são felizmente raras. Mas quanto elas são inesperadas. Finzalizou.

Confira a entrevisa ao programa Viver Bem Tocantins

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/46555/policia-civil-investiga-morte-de-servidora-aposentada-apos-cirurgia-plastica-em-araguaina/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/46536/servidora-aposentada-morre-apos-fazer-cirurgia-plastica-em-hospital-de-araguaina-2/