A escolinha de futebol no Campo do Jardim das Flores atende 150 crianças e adolescentes

Iniciado há três anos e meio, o Projeto Libertando Vidas com o Esporte atende hoje mais de 1.200 pessoas em Araguaína. Desenvolvido em parceria com  o vice-prefeito Fraudneis Fiomare (PSC), vereador Edimar Leandro (PRP) e do Deputado Estadual Elenil da Penha  conta ainda com apoio da prefeitura de Araguaína.

O projeto oferece aulas gratuitas de futebol, karatê, Jiu Jitsu e dança  para crianças, além de aulas de dança rítmicas para adultos.  A iniciativa está presente em 13 municípios do estado e atende cerca de 5 mil pessoas, um quarto delas só em Araguaína.

Na cidade, mais de 600 adultos de diversas faixas etárias de nove bairros participam das aulas de danças  oferecidas pelo projeto. A escolinha de futebol no Campo do Jardim das Flores atende 150 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Já as aulas de Karatê Jiu Jitsu e Dança chegam a 450 crianças, sendo 150 no setor Maracanã e 300 no Costa Esmeralda.

"São em média 600 crianças e adolescentes entre  7 e 17 anos que o projeto da a oportunidade de uma prática esportiva de qualidade e gratuita. Que além  de fazer bem ao corpo tambem  está tirando eles da rua. Eu acredito que dessa forma podemos construir uma sociedade melhor para nossa cidade e estado". Destacou o vereador Edimar Leandro, um dos parceiros do Projeto Libertando Vidas com Esporte.

A professora de danças rítmicas do Projeto,  Nayara  Carvalho,  explicou que cada participante busca um resultado específico e destacou a importância das aulas.  "É a melhoria da qualidade de vida. Eu tenho alunas que estavam depressivas e o casamento ia mal (...) que atrás das aulas a qualidade de vida melhorou, baixou peso.  (...) O  corpo fica melhor, melhor o tom da pele. (...) O maior beneficio é a qualidade de vida e o bem estar que a pessoa tem, de acordo com o resultado que ela busca."

De acordo com o parlamentar, em cada local onde o projeto é realizado há um profissional especializado para orientar as atividades.  "São professores de educação física, especialistas na área. Na escolinha de futebol tem um professor de educação física (..) no karatê tem um professor de artes marciais e todo material, além dos uniformes e kimonos são oferecidos aos alunos sem nenhum custo." Explicou Edimar Leandro.

"É o maior projeto social do estado do Tocantins na atualidade. (...) é um projeto  com a mesma magnitude dos Pioneiros Mirins".  Finalizou o parlamentar.

Confira os locais, horários e atividades do (Projeto Libertando Vidas)