Apresentação do Observatório Social de Araguaína.

Resultado de um trabalho inédito em Araguaína, o Observatório Social divulgou nesta quarta-feira (15) um relatório sobre a atuação dos 17 vereadores que integram o Poder Legislativo Municipal.

Chama a atenção os dados referentes às faltas e ausências dos parlamentares nas sessões. Nesse quesito, o presidente da União dos Vereadores do Tocantins (UVET), Terciliano Gomes (PDT), é o campeão.

Das 82 sessões legislativas que aconteceram no ano de 2017, Terciliano não compareceu a 15 delas, quase 20% do total. Em seguida no ranking das faltas está o vereador Divino Bethânia, com 12 ausências, e Carlos Silva, 9.

Por outro lado, dois vereadores se destacaram por terem comparecido a 100% das sessões: Leonardo Lima (PRTB) e Silvano do Picolé (PSC).

Outro detalhe que também chama a atenção é o fato de que nenhum centavo foi descontado do salário dos faltosos. Somando todas as faltas, os 17 vereadores se ausentaram 100 vezes da Câmara nos dias de sessões, que ocorrem apenas nas segundas e terças-feiras.