Vídeo gravado pela polícia após a prisão de Yury Italu Mendanha

Em vídeo gravado pela polícia no momento da prisão, Iury Italu Mendanha confessou ter matado a ex-namorada Patrícia Aline dos Santos. Ele foi preso na tarde desta terça-feira (14) em Campos Lindos, a 471 km de Palmas. Ele estava na companhia do amigo Silas Barreira Borges, que também é suspeito de participar do crime.

O caso está sendo investigado pelo delegado Israel Andrade, da Delegacia de Homicídios de Palmas. Segundo o delegado, Yure estava há um dia em Campos Lindos e planejava fugir em um ônibus para Goiânia. Ele comprou uma passagem e foi reconhecido pela funcionária de uma empresa.

No vídeo gravado pela polícia, Medanha diz o que o motivou a tirar a vida de Patrícia.

Agente: porque você matou a sua ex-namorada?

Mendanha: porque ela me traiu.

Agente: você matou ela como?

Mendanha: de tiro.

Agente: Quantos tiros você deu nela?

Mendanha: Três [...] eu fechei minha loja cedo, sai da loja e fui. Quando parei o carro, eu desci mais ela. Ela saiu correndo, eu atirei e matei ela.

Agente: Você atirou pelas costas dela?

Mendanha: Não. Foi o seguinte, chamei ela para sair, ela falou que tinha arrumado outro. Eu dei o primeiro tiro nela, ela correu e eu dei mais dois.

Patrícia morava em Palmas há cerca de um ano e trabalhava como consultora de beleza. O corpo da jovem foi enterrado em Serrana (SP) no último sábado (11).

Em coletiva realizada ontem em Palmas, o delegado Israel disse que "Patrícia sabia que ela ia morrer. Ela reclamou. Ela desabafou. Ela pediu socorro. "Vai me matar amiga, ele tem uma arma, ele vai me matar". E a amiga disse vai à Polícia. E em um dos áudios ela diz "eu não vou a polícia. Não quero chegar a esse ponto.

O delegado lamentou que tenha chegado a tragédia e destacou que as mulheres devem procurar a polícia no primeiro momento em que forem ameaçadas. "Esses crimes de feminicídio, violência doméstica, há um histórico. Então se na primeira vez você toma as providências, você evita".

Entenda

O corpo de Patrícia foi encontrado em um matagal na última quinta-feira (9), perto de um shopping, em Palmas. Dias antes do crime, ela chegou a pedir ajuda a uma amiga pelo WhatsApp, afirmando que Yuri queria matá-la.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Palmas.