Equipamento usado para bloquear sinal de satélite em roubo de cargas e caminhões.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou no fim da tarde de domingo (26), uma dupla de criminosos transportando equipamento utilizado para bloqueio de sinal de radiocomunicação. Segundo a PRF, o equipamento é proibido pela ANATEL e comumente utilizado para roubo de caminhões e de cargas pelo país.

A equipe policial abordou um veículo Gol em Palmeiras do Tocantins, conduzido por um jovem de 21 anos e um homem de 32 anos como passageiro.

Durante a abordagem, os dois ficaram nervosos e levantaram suspeitas de algo errado. Os policiais resolveram fazer abordagem minuciosa e constaram que o rapaz de 21 anos tinha um mandado de prisão cumprido por roubo de carro em 2016.

Foi encontrado no interior do carro o equipamento denominado "jammer", também conhecido popularmente por "capetinha" ou "chupa-cabra". Ele pode neutralizar o sinal de GPS/GPRS (rastreador via satélite), dentre outros sinais.

Segundo a PRF, o referido equipamento é ilegal e geralmente utilizado por quadrilhas para efetuar o bloqueio de sinal de rastreamento de veículos de carga a fim de praticar roubo da mercadoria. O equipamento apreendido pode ser adquirido no mercado negro por cerca de 5 mil reais.

Depois que o equipamento foi localizado, os dois homens fugiram do local da abordagem em lados opostos. Os policiais perseguiram o rapaz que já tinha passagem, e conseguiram captura-lo. Já o outro conseguiu escapar.

Ainda conforme a PRF, com posse da documentação do fugitivo foi verificado mandado de prisão por Homicídio Qualificado no Estado do Pará. Chamou a atenção da equipe o fato de que o fugitivo é Policial Militar do Pará.

A PRF pediu apoio da PM e realizou buscas pela região, mas não localizou o fugitivo.

O condutor do veículo foi preso em flagrante e encaminhado para delegacia de Tocantinópolis/TO para continuidade dos procedimentos legais.