Cerca de 550 crianças participaram das provas de velocidade e cabo de guerra

O primeiro dia da 2ª etapa dos Jogos Municipais da Integração Escolar de Araguaína reuniu centenas de alunos no Tiro de Guerra, nesta quinta-feira, 30. Cerca de 550 crianças participaram das provas de velocidade e cabo de guerra, aos gritos de incentivo dos amigos de suas respectivas escolas. Os jogos seguem nesta sexta-feira, até às 10h30, com mais 250 alunos disputando nas modalidades de arremesso de peso e salto em distância.

De acordo com a diretora municipal de Educação Física, Jacyene Duarte Queiroz, todos os 12 mil alunos das 35 escolas municipais da zona urbana estão envolvidos nos jogos. "Os alunos são preparados e triados em suas escolas, como se fosse um interclasse, os melhores representam suas escolas na etapa municipal".

Yara Araújo da Silva, 10 anos, é aluna do 5º ano, na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro. Ela não só conquistou o primeiro lugar na prova de velocidade deste ano, como também defendeu o título conquistado nos jogos do ano passado. "Eu gosto muito de correr, não me canso", relatou, timidamente. Nesta edição, ela concluiu os 50 metros da prova em 6 segundos e 43 centésimos.

Os alunos da Escola Municipal Prof. Benedito de Andrade ficaram em segundo lugar no cabo de guerra, mas ao contrário do que supõe a derrota, a professora de educação física da unidade, Aline Rodrigues, disse que a felicidade dos alunos está em participar. "O espaço físico da escola é pequeno, então, participar de um evento assim é uma maravilha para eles. Ficam ainda mais felizes levando as medalhas de segundo lugar".

Jogos

No total, são mais de quatro mil alunos envolvidos nos jogos. Na primeira etapa, realizada no mês de maio, mais de 1.200 crianças participaram as modalidades futsal e queimada. Somados aos 800 dessa edição, são mais de dois mil participantes. Em novembro, mês do aniversário de Araguaína, será realizada a última etapa nas modalidades de Handball, Basquete e Mini Voleibol.

"Os jogos têm como principal objetivo desenvolver o intercâmbio esportivo e recreativo entre escolas da rede pública municipal. Mas também é sobre a vida. Aqui elas aprendem sobre competição, ensinamentos importantes para um desenvolvimento sadio", fala a diretora municipal de Educação Física.