Fórum de Cristalândia

Diva dos Santos e Silva foi condenada pelo Tribunal do Júri da Comarca de Cristalândia a 12 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado cometido por motivo fútil. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (13).

Conforme consta nos autos, a ré matou Giselly Buarque da Silva, 20 anos, com um canivete após discussão em uma festa de carnaval no município da Lagoa da Confusão.

Ao julgar o caso, o conselho de sentença "por maioria reconheceu a materialidade e a autoria do crime narrado na denúncia e também por maioria decidiu condenar a acusada pelo crime do artigo 121 § 2°, inciso I (motivo torpe)".

A pena, conforme definiu o juiz Wellington Magalhães, que presidiu a audiência, foi fixada em 12 anos de reclusão, em regime fechado. A ré poderá recorrer da sentença em liberdade.

"[Ela] fez-se presente ao Tribunal de Júri e contribuiu significativamente para o esclarecimento dos fatos, bem como demonstrou profundo arrependimento pelo ocorrido. Ou seja, em tempo de criminalidade crescente, atitudes como essa devem ser destacadas, pois não obstante os erros cometidos na vida, ainda assim a acusada nunca se esquivou de responder por seus atos. Diante do explanado, concedo-lhe o direito de recorrer em liberdade", justificou o magistrado.

O crime

O homicídio ocorre no dia 13 de fevereiro de 2013,  próximo à Avenida Vicente Barbosa, local onde estava sendo realizado o carnaval da cidade. Na época, a prima da vítima, Laís da Silva Duarte, disse à imprensa que tudo teria começado por causa de fofoca.

Segundo Laís, a vítima separou uma briga entre ela e Diva. Depois disso, Diva teria ido em casa pegado um canivete e desferido um golpe contra Gisele, que chegou a ser levada ao hospital e recebeu os primeiros atendimentos, mas veio a falecer quando era transferida para outro hospital.