Mauro Carlesse (PHS)

Como parte do programa de fortalecimento social, a gestão do governador e candidato à reeleição Mauro Carlesse (PHS) reativou a Fábrica de Cadeiras de Rodas no município de Gurupi, na região sul do estado. Para colocar a ação em funcionamento, o Executivo estadual está investindo R$ 1,2 milhão, de recursos próprios, para aluguel, compra de equipamentos e materiais, além do pagamento de salários para os funcionários.

Conforme Carlesse explicou, o projeto irá beneficiar aquelas pessoas que precisam de uma cadeira de rodas, mas que não possuem condições financeiras para fazer a aquisição. "É necessário que o Estado assuma esse papel de garantir aos cidadãos o seu livre direito à locomoção com independência e autonomia. É um projeto que pretende beneficiar centenas de tocantinenses".

De acordo com informações da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o projeto conseguirá produzir uma média inicial de 50 cadeiras de rodas por mês, podendo chegar até 200. Cerca de 30 a 50% da mão de obra será preenchida pelos próprios cadeirantes. O restante ficará a cargo dos reeducandos que serão selecionados para trabalhar no projeto como forma de ressocialização e de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

"Esse projeto estava parado desde 2015 e então resolvemos que ele era necessário e precisava ser reativado. Tudo que é bom para o Estado e para o nosso povo, o Governo está comprometido em dar continuidade e levar de forma séria e comprometida", concluiu Carlesse.

Conforme a Setas, os beneficiários do projeto são pessoas que estão com nome em lista da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O critério definido é o laudo médico. A inauguração deve acontecer no mês de novembro.