Secretário Estadual de Saúde Renato Jaime visitou obras da rede de esgoto próxino ao HRA.

O secretário estadual de saúde, Renato Jaime, vistoriou o Hospital Regional de Araguaína (HRA) nesta quarta-feira (19) para identificar a causa da aparição de ratos na unidade hospitalar.  O secretário municipal de saúde, Jean Coutinho, também acompanhou a ação e uma equipe do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) fez uma varredura no local.  Jaime atribuiu o problema a uma obra da BRK Ambiental e a empresa repudiou as declarações.

A presença de ratos no HRA, em meio ao lixo, foi denunciada por pacientes à veículos de comunicação local. Também repercutiu na imprensa nacional, através do Bom dia Brasil, da TV Globo, nesta quarta-feira, 19.

Diante da situação, o secretário veio a Araguaína para identificar o que vem atraindo os roedores para buscar uma solução.

"Estou aqui para verificar de perto o que aconteceu e quais são as causas. Uma das questões que a gente identificou, olhando em torno do hospital, é essa obra de esgoto [da BRK] também cria uma condição favorável para isso. Estamos tomando todas providências. Todo lixo [do HRA] está sob controle. Não está faltando coleta de lixo, está sendo coletado regularmente.  Declarou o Secretário ao AN, reforçando que o HRA passa por dedetização regularmente.

Jaime disse ainda que a presença dos roedores no HRA foi um fato isolado e já tomou todas as providências. "É um fato isolado e a gente quer resolver isso da melhor forma possível. O CCZ vai fazer uma varredura na região e vai identificar possíveis focos."

Sobre a hipótese dos ratos terem saído do esgoto, com a obra, e adentrado ao HRA, Jaime ponderou.  "Quando você mexe com um ambiente, que é o ambiente dele, pode ser que tem influência. Não posso afirmar, mas o CCZ está avaliando."

O secretário municipal de saúde, Jean Coutinho, que acompanhou a vistoria de Jaime, também acredita que a causa do problema seja a obra. "Deve ter colônias, fossas aqui em qualquer lugar e essas colônias de ratos, trepidando, mexendo, e abrindo vala, os ratos vão eclodir.

Jean frisou que o CCZ vistoriou o HRA e apontou que "possivelmente deve estar sendo exatamente dessas colônias, que estão sendo mexidas aqui [na obra na rua].

Diante da suspeita, o secretário Jean adiantou que o CCZ vai fazer um trabalho de alerta e conscientização junto a população próxima ao HRA.  Explicou, que com a obra, é provável que apareça animais ou insetos nas casas. "Não só rato, a barata, o escorpião, tudo mais." E detalhou. "Falar com a população, se surgir, como atuar, recolher".

O que diz a BRK

Em nota, a BRK repudiou as declarações, disse que o acúmulo de lixo no HRA é de conhecimento de todos e destacou a importância da obra sanitária.

"A BRK Ambiental repudia as declarações dadas na tarde desta quarta-feira, 19, em entrevista coletiva em Araguaína. A situação do Hospital Regional de Araguaína (HRA), mostrada em rede nacional, tem causas evidenciadas e de conhecimento de toda a população de Araguaína, como o lixo que se acumula nas áreas internas e externas da unidade de saúde. O hospital é atendido pela rede coletora de esgoto da cidade que está recebendo obras para expansão nas Ruas 15 de Novembro, Santa Cruz, Ademar Vicente Ferreira e em trechos da Avenida 13 de Maio.

A concessionária reforça que obras de saneamento básico contribuem para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população diminuindo incidência de doenças e melhorando a condição de infraestrutura da cidade.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/48311/pacientes-flagram-ratos-proximo-ao-setor-de-ortopedia-do-hra/