Liga de Palhaçoterapia do UNITPAC participou do lançamento, levando mais alegria para os pacientes

O sorriso do pequeno Arthur, de dois anos, representa a alegria que é para as crianças internadas no Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado (HMA) poder aproveitar a Brinquedoteca da unidade, em funcionamento há seis anos.

E para garantir esta felicidade para todos os pacientes, o Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, responsável pela gestão do HMA, lançou mais uma edição da campanha de Arrecadação de Brinquedos para o Dia das Crianças.

As doações poderão ser feitas até o dia 10 de outubro na recepção do HMA, na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas do Araguaína Sul e no do Ambulatório Municipal de Especialidades (AME), que funciona no Centro Universitário UNITPAC.

Parte dos brinquedos arrecadados integrará o acervo da Brinquedoteca e os outros serão entregues aos pacientes. A restrição para doações são os brinquedos de pelúcia, para evitar qualquer infecção.

"Quando somamos esforços e abraçamos uma causa, ampliamos a nossa responsabilidade de transformar a realidade. A campanha de arrecadação de brinquedos já é tradição no HMA e nosso objetivo é despertar a solidariedade nas pessoas e levar um pouco mais de alegria e diversão para as crianças internadas", ressalta Síntia Barros, Analista do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS)

Doutores da Alegria

A Liga Araguainense de Palhaçoterapia (LAPA) participou do lançamento da campanha para incentivar ainda mais os doadores. Há cinco anos, a LAPA é parceira do HMA. Os 15 membros do grupo são acadêmicos de Enfermagem e Medicina do UNITPAC que, de forma criativa, deixam uma mensagem de alegria às crianças internadas.

"Tentamos trazer um pouco de distração aos pacientes, o que ajuda muito na recuperação delas. No ambiente do hospital, a criança fica mais assustada, por isso levamos alegria.", afirma a presidente da LAPA, Nathália Frederico.

Brincar ajuda

A Brinquedoteca é um espaço para que os pacientes possam se distrair das rotinas hospitalares. Em média, diversas crianças usufruem diariamente dos brinquedos e das brincadeiras promovidas pela equipe do hospital

Para Ana Patrícia Pereira, mãe do paciente Arthur, a Brinquedoteca é tão essencial quanto os tratamentos tradicionais. "É muito bom estar aqui com meu filho, sair um pouco da rotina da internação. Meu filho adorou", destaca.