Contadores são homenageados em sessão solene na Câmara de Araguaína.

A Câmara de Araguaína realizou na tarde desta segunda-feira (24) uma sessão especial em homenagem ao Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro. Na oportunidade, profissionais da área usaram a Tribuna para falar sobre o desafio e a importância da profissão. Os vereadores também destacaram a relevância dos serviços contábeis para empresas e administração pública.

Na Tribuna, o contador Alberto Sousa Brito, ex-secretário municipal da fazenda, também reforçou a importância da contabilidade no setor público. "É ela que vai assegurar, por exemplo, a garantia dos financiamentos, para que eles tenham condições e viabilidade. (...) Condições de ter os recursos devolvidos à população."

Por outro lado, frisou que acompanha a evolução do município de Araguaína através da análise de balanços, demonstrações contábeis e acompanhamento dos orçamentos. Defendeu também a simplificação do sistema de arrecadação.

"Para que a agente gaste menos tempo [com] imposto e gastemos mais tempo planejando para que as empresas cresçam, desenvolvam e gerem emprego. Que possa ter um ambiente de negócio mais seguro".

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), Adriano Melo Nepomuceno, também usou a palavra. Na Tribuna, disse ser uma "honra" representar a classe,  destacou a importância da contabilidade nas empresas e também gestão dos recursos  públicos.

"Esse profissional [contador] está ligado diretamente com a riqueza de todo município do nosso país. (...) Por trás de cada centavo desses [de verbas públicas], nós sabemos que existe o trabalho do contador. É o profissional que dedica sua vida a fazer suas atuações para aumentar as arrecadações [na esfera pública]. Temos um trabalho fundamental".  Destacou Adriano, ponderando que nem sempre esse trabalho é visto ou lembrado.

Eleito presidente da Câmara para o biênio 2019/2019, o vereador Aldair da Costa, o Gipão, enfatizou que sua gestão dependerá também dos serviços contábeis.

"Com certeza, mais uma vez, estarei nas mãos dos senhores e das senhoras [contadores e contadoras]. (...) Quero deixar meu carinho, agradecimento, a minha admiração a estes profissionais".  Destacou.