Elionai Souza de Oliveira

Um homem foi localizado e detido por populares em Araguaína, norte do Tocantins, suspeito de sequestrar e assaltar pelo menos dois mototaxistas no último mês. Elionai Souza de Oliveira foi levado para a delegacia pela Polícia Militar, mas acabou sendo liberado porque a Justiça não respondeu ao pedido dos delegados para que ele fosse preso preventivamente.

A Polícia Civil informou que estava investigando o caso e havia identificado o suspeito, mas ainda estava tentando localizá-lo. Na tarde deste domingo (30), os próprios mototaxistas reconheceram o homem e conseguiram detê-lo. Ele chegou a ser agredido pelos populares.

Segundo o delegado regional de Araguaína, Bruno Boaventura, os delegados que estavam investigando os crimes foram para o local para interrogar o suspeito e ouvir testemunhas. Eles fizeram o pedido de prisão para o judiciário, mas não houve resposta até a madrugada desta segunda-feira (1º). Ainda segundo a polícia, ele confessou os dois crimes.

"Ficamos com ele, mas não podíamos manter ele preso sem a decisão da Justiça. Os delegados fizeram o pedido de prisão por volta de 23h e ficaram até 3h da manhã [ de segunda-feira (1º)] aguardando, mas não houve resposta. Depois disso, não podíamos mais segurar ele porque tem um prazo legal para manter detido para oitivas", explicou.

 Ainda segundo o delegado, o homem agia sempre com muita violência. Ele sequestrava as vítimas mantinha presas em um carro enquanto roubava todos os pertences. O homem chegou a ser reconhecido pelas vítimas.

"A Polícia Judiciária não pode deter qualquer cidadão sem ordem judicial escrita ou em flagrante delito, razão pela qual, a detenção do suspeito após a finalização das oitivas e demais diligências sem o devido mandado de prisão, poderia configurar um caso de abuso de autoridade", informou a Polícia Civil.

G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça e questionou sobre a demora para responder ao pedido. Até agora não houve resposta.