Detentos do Barra da Grota fogem com reféns.

Em nota pública divulgada nesta quarta-feira (3), o IML de Araguaína confirmou que nove corpos dos fugitivos do Barra da Grota deram entrada no instituto ontem (2/10). Diferentemente do número divulgado ontem, de que teriam sido 10 mortos.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), informou na manhã de hoje que suspeita de um décimo morto.  "Mas até o momento não foi possível a identificação dele ou se ele está relacionado à fuga".

A chefe de Núcleo do IML de Araguaína, Elizete Machado, informou que após trabalho conjunto do IML e de agentes do Barra da Grota, foram identificados os corpos de nove fugitivos. São eles:

  1. Antônio Carlos Dias da Conceição, 31 anos, Art 121 CPB.
  2. Álvaro de Sousa Ferreira, 33 anos, Art 147, do CP, cc art 7º, inc II/ Art 33 e 35 da Lei 11.343.
  3. Eduardo da Silva Reis, 22 anos, Art 157 cc art 14, inciso 2, ambos do CP.
  4. Danilo Moraes Alencar, 19 anos, Art 114 da Lei 10826/03. Art 157, incisos I, II e V.
  5. Jefferson Bispo dos Santos, 27 anos, art 121, inc IV CP qualificado.
  6. Fábio Junior de Sousa Lustosa, 25 anos, art 157, §2 CP.
  7. Kayo Lucas de Araújo, 24 anos, art 157 §2 I, II e V do CPB + Corrupção.
  8. Willians Gomes dos Santos, 27 anos, art 157 CP qualificado.
  9. Valdemir Gomes de Lima, 39 anos, art 155 § 4 inciso I do CP qualificado.

Eles morreram em confronto de recaptura com a polícia.

Reféns

A situação ainda é tensa, de acordo com o Governo, 19 presos continuam oficialmente foragidos, tendo como refém a professora Elisângela Mendes Sobrinho, 43 anos. Ela é pedagoga e trabalha na Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) como professora de Educação Básica, em regime de contrato.

O técnico em Defesa Social, Roberto da Silva Aires, 27 anos, casado, que atua no Sistema Penitenciário desde maio de 2017, que estava chefe de plantão no momento da fuga também está refém dos foragidos.

Buscas

Segundo Governo do Estado, a operação continua com o reforço de policiais militares, através das equipes do 2° Batalhão PM, do Batalhão Rodoviário (BPMRED) e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), bem como policiais civis, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e tripulação armada, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Palmas e equipes da 1a Delegacia  Regional (Araguaína), além de agentes penitenciários do município  e da Capital.

Rebelião

Na ação, que começou dentro da Escola Estadual Sonho da Liberdade, que funciona na unidade prisional, às 14h40, os reeducandos renderam a professora, depois servidores e tomaram posse de armas. Eles evadiram da unidade às 16 horas.

A capacidade legal da UTPBG é para 480 reeducandos. Antes da fuga, acolhia 493 reeducandos, distribuídos em três pavilhões.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/49094/professora-e-agente-ainda-sao-mantidos-refens-28-presos-fugiram-do-barra-da-grota/