Professor condenado por estupro vivia no mato, escondido da Polícia

Um ex-professor condenado por estupro foi preso na madrugada desta quarta-feira (10) na zona rural de Goiatins, região Norte do estado.  De acordo com a Polícia Civil, Ronaldo Quixaba Guimarães se escondia na mata toda vez que presenciava a movimentação da polícia.

Ronaldo foi condenado a 11 anos e 5 meses de reclusão pela prática de crime de estupro cometido no ano de 2007, contra uma de suas alunas.

"Esse é um caso emblemático mesmo, da Polícia e do Judiciário. O juiz se sentia lá [em Goiatins] numa posição de descrédito. E o Ministério Público também, porque esse professor já foi condenado. E há muitos anos a população da cidade e região cobrava isso".  Explicou o delegado Regional de Araguaína, Bruno Boaventura, ao divulgar a prisão.

De acordo com o delegado regional Bruno Boaventura, Ronaldo estava foragido há dois anos, período em que permaneceu em matas e em área rural de difícil acesso.

"Ele estava solto, ninguém conseguia capturá-lo. A gente já tentou ir lá nessa casa dele várias vezes. Mas ele sempre via antes e fugia para o mato, ficava escondido".

Segundo o delegado, na madrugada de terça pra quarta-feira, a equipe de policiais se deslocou a pé por longa distância em área rural e, após efetuar o cerco ao rancho onde o suspeito se escondia, conseguiu captura-lo.

Judiciário

Para o juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima da comarca de Goiatins, que responde pelo município de Campos Lindos, o processo começou  há 10 anos, em setembro de 2008, onde o professor foi acusado de estuprar uma aluna de 12 anos.

Posteriormente a vítima acabou engravidando do acusado. Em abril de 2014 ele foi condenado a 11 anos e 5 meses em regime fechado em mesmo apesar dos recursos negados ele permanecia foragido por dois anos.

"Esperamos em que este caso permaneça como exemplo. Crianças e adolescentes precisam ser respeitados sendo sobretudo alunos pois acreditamos que a conduta do professor nado deva ser essa, uma vez que o consentimento de uma pessoa menor de 14 anos é irrelevante", afirmou.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o ex-professor foi preso por posse irregular de arma de fogo, haja vista que ele portava uma espingarda calibre 20.