Véiculo apreendido na Via Lago por usar o som acima do volume permitido

A Polícia Militar apreendeu dois veículos por perturbação do sossego público  durante a madrugada desta sexta-feira (12) na Via Lago, em Araguaína.  A ocorrência foi registrada por volta das 4h00 da manhã, o caso foi encaminhado à Delegacia de Plantão e os condutores foram autuados.

Já os veículos apreendidos juntamente com a aparelhagem sonora foram encaminhados ao pátio municipal e permanecerão à disposição da Justiça. Os condutores foram atuados por contravenção do sossego público.  Foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e os dois vão responder em liberdade.

A apreensão ocorreu após a comunidade reclamar na PM e na PC. O delegado plantonista, Fernando Rizério, disse que  só um  amplificador do som tinha  15 mil watts de potência.

"A Polícia Militar chegou lá primeiro, pegou os dois em flagrante com som ligado em altíssimo volume, perturbando a paz das pessoas." Destacou o plantonista.

Rizério considerou "sem noção" a pessoa usar um som com esta potência na cidade durante a noite e questionou. "Onde a pessoa vai usar isso? Não tem condição usar na cidade.  Ela põe um som que ela não pode usar. Então, quem equipa esse tipo de som no carro já sabe que está errado. (...) A perturbação não existe horário. Porém, presume se que na madruga, afete mais a população."

O delegado Fernando também reiterou que a PC fez parcerias com a ASTT, PolÍcia Ambiental e demais órgãos para combater a perturbação dos veículos com som. Também deu mais detalhes sobre o uso do som automotivo.

"É passível de multa, se a pessoa estiver andando com o som que saia para fora do veículo.  E, parado, com som ligado. (...)  Se tiver andando pode ser multado se ultrapassar 55 decibéis." Explicou, lembrando que o autor pode responder criminalmente.

"A reclamação da população está muito intensa. Tem evoluído muitos em números, buscando ajuda em relação a perturbação especialmente de festas e carro de som automotivo".  Finalizou.