Índice é resultado da parceria da Prefeitura de Araguaína com o Instituto Ayrton Senna.

A agente técnica do Instituto Ayrton Senna Valdete de Assis Pinheiro esteve, durante a última semana, em Araguaína, visitando a Secretaria Municipal da Educação e unidades escolares de Araguaína, para acompanhar e avaliar as atividades pedagógicas que o Município desenvolve junto aos alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, por meio da Rede de Gestores. Além de Araguaína, outros  13 Municípios do país e mais o Estado do Rio Grande do Sul integram a Rede de Gestores.

Durante a visita, Valdete de Assis Pinheiro acompanhou a adequação do novo currículo junto ao Comitê Gestor, que passará a ser aplicado a partir de 2019 em todas as unidades de ensino. "Esse currículo que está sendo construído, com base nas diretrizes e normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), subsidiará o atendimento dos segmentos 1 e 2", destacou.

Ainda de acordo com a técnica, o novo currículo possibilitará a implantação da Educação Integral, implementando novas diretrizes metodológicas e pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas dos alunos.

Parceria de sucesso

A parceria da Prefeitura com o Instituto Ayrton Senna possibilita a articulação de ações e a troca de experiências sobre atividades desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, no combate à distorção idade/série, além daqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem.

Mais de 20 mil alunos são atendidos pelo programa de Correção de Fluxo, alfabetizando crianças de todas as regiões da cidade por meio do convênio com o Instituto Ayrton Senna. As atividades são desenvolvidas por meio dos programas Gestão Nota 10 e Correção de Fluxo, conhecidos como Acelera e Se Liga.

Por meio do convênio, Araguaína conseguiu reduzir o índice de distorção idade/série do Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) de 6% para 3.8%. "A parceria com o Instituto Ayrton Senna é de suma importância para Araguaína. Temos investido muito para oferecer uma estrutura funcional significativa, capacitação profissional, além de todo o acompanhamento na busca pela excelência na educação dos nossos alunos", disse o secretario municipal da Educação, Jocirley de Oliveira.

 Mais conquistas

Como resultado dos investimentos feitos na melhoria das condições de trabalho e também na valorização dos professores, o Município tem sido premiado a nível nacional pela evolução nos seus índices educacionais, com o Prêmio Excelência em Educação, recebido do Instituto Ayrton Senna em 2015, e o Prêmio Excelência em Gestão Pedagógica e em Infraestrutura em 2016.

Desde 2013, a Prefeitura destina anualmente cerca de 40% do orçamento do Município na Educação. Com as novas instalações da creche Nossa Senhora dos Milagres, do Setor Itaipu, e a nova unidade do Setor São Miguel, que deve ser entregue no final do ano, o número de vagas mais que dobrou em Araguaína, de 12 para 25 mil. Investimentos de mais de R$ 30 milhões na Educação entre recursos federais e municipais.

Desde o início da gestão Dimas foram ampliadas e reformadas 19 unidades de ensino, seis reconstruídas e 13 novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino, urbanas e rurais, são climatizadas com ar-condicionado.

Neste ano, a Educação de Araguaína alcançou metas importantes e de grande relevância dentro do processo de ensino aprendizagem. Uma delas foi a superação da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Araguaína teve média de 5.9 pontos na formação das séries iniciais (4º e 5º ano), ultrapassando os 5.8 pontos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A Escola Municipal Benedito Canuto Braga, do Setor Couto Magalhães, foi destaque no Ideb 2017, atingindo média de 6.9, acima da meta estipulada para 2019, que é de 6.1.