E-sports crescendo cada vez mais no Brasil

Electronic sports, para quem não está familiarizado com o conceito, é definido por um esporte eletrônico, mais especificamente videojogos, em que competições online decorrem. O que no passado era um assunto tabu, torneios de videojogos a nível profissional ascenderam exponencialmente, tornando-se um tópico bastante popular nas redes sociais e em plataformas associadas com jogos.

Equipes brasileiras têm estado no foco das atenções em diversos videojogos, ao manterem lugares nos pódios em inúmeros torneios internacionais. Jogos como Counter-Strike, Rainbow Six Siege e League of Legends, são alguns dos videojogos mais populares do momento, onde equipes formadas exclusivamente por membros brasileiros têm levado para casa os troféus.

Torneios são geralmente divididos em majors e minors, onde as equipas necessitam de se qualificar nos minors para poderem competir nos majors que definem as melhores equipas do mundo nos diversos torneios que decorrem em grandes arenas e estádios. Os diferentes desenvolvedores de videojogos trazem as suas próprias versões de competição para as ligas de esportes, como por exemplo, a Valve, com a sua versão de first person shooter de 2012, que ao fim de 6 anos continua a ser um dos jogos mais populares na área de competição de videojogos.

A equipe SK Gaming, apesar de ser uma organização alemã, atualmente tem uma equipe formada por brasileiros no jogo CS:GO. Esta equipe está confortavelmente localizada como uma das top 20 do mundo não só neste videojogo, como em muitos outros. A equipe conquistou primeiro lugar no pódio em 6 torneios consecutivos no ano de 2017 incluindo o major BLAST Pro Series: Copenhagen 2017. Uma das equipes mais promissoras no mundo dos videojogos, prevê-se que mantenham o título de uma das melhores equipes de CS:GO nos torneios que se seguem durante o resto do verão.

Team Liquid é outra equipa baseada numa organização holandesa e internacionalmente conhecida pela sua participação em diversos torneios, mas que no que toca ao videojogo Rainbow Six Siege do franchise de Tom Clancy?s, é uma equipe formada apenas por brasileiros. Em geral, a equipe tem-se mantido no top 10 dos diversos torneios patrocinados pela Ubisoft, no entanto, em maio, a equipe brasileira conquistou o primeiro lugar em frente a Penta Esportes no major Pro League Season 7.

League of Legends continua a ser um dos jogos com a maior base de jogadores do mundo, e continuamente novas equipes tentam entrar nos diversos torneios que ocorrem ao longo do ano. Kabum! Esportes é outra equipe formada unicamente por jogadores brasileiros no videojogo de League of Legends relativamente recente, só tendo sido formada em 2014.

A equipe teve um grande auge no ano do seu começo tendo vencido diversos torneios minors, mas espera-se que novas estratégias os possam qualificar para o World Championship de 2018.