Professora Geolange com muita satisfação e alegria

A professora de educação infantil, Geolange Carvalho Ferreira, que leciona no CEI Municipal Antônio Raimundo Costa em Araguaína teve reconhecimento de seu trabalho. O projeto pedagógico "Criando elos de ternura e confiança utilizando a doçura do cantar" venceu a etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação.

Ela trabalha com crianças na faixa etária de 1 a 3 anos de idade e usou a música para trabalhar a socialização e desenvolver habilidades dos pequenos. A creche, localizada no setor Couto Magalhães, atende 155 crianças.

A professora disse que no início do ano percebeu a necessidade de desenvolver atividades didáticas e pedagógicas para adaptar as crianças ao novo ambiente. Para driblar o doloroso o processo de adaptação, a educadora disse que criança precisa se sentir atraída pelo ambiente educativo.

"Trabalhamos com crianças muito pequenas. E a gente entende que precisa ganhar a confiança dela, mas não de uma forma abrupta. Precisamos ganhar a confiança dela com ternura e doçura".

Geolange contou que o objetivo era fazer as crianças gostarem de ficar na creche.

"A gente desenvolveu um projeto com as cantigas tradicionais da nossa infância e trouxemos para essa nova geração. Trabalhamos também com a caixa musical, onde as crianças observavam desenhos de animais e lembravam de algumas músicas, como o Pintinho Amarelinho, o Sapo não Lava o pé, entre outras.

"Trouxemos também uma dramatização das músicas da cultura local, como "Eu tirei um dó da minha viola". Algumas notas musicais como "ré, de rezar é muito bom".  O do, de dormir é muito bom. O só de sorrir é muito bom. E o sabiá que fugiu da gaiola. Uma música que traz muito conceito de amizade, de amor ao próximo". E completou, "a música ela traz muito afeto, muita confiança".

Segundo a professora, o projeto demandou muita entrega, muita criatividade, sobretudo, muita força de vontade e amor à profissão. "Nos rendeu esse prêmio para todos os que representam a educação araguainense".

Por fim, defendeu que "a educação é a única porta capaz de fazer a diferença na vida futura de um cidadão em colaboração com a família".