Um total de 564 estacas de 2.20m e 9 esticadores de 3m foram apreendidos

O flagrante foi registrado na madrugada de hoje (16), por volta das 04:30 horas, durante fiscalização na Unidade Operacional da PRF em Gurupi/TO, quando foi abordado o veículo M.benz/1728, caminhão com carroceria de madeira, coberto por lona.

Durante a verificação constatou-se nervosismo exagerado por parte dos ocupantes que informaram tratar-se de transporte de carga de gesso agrícola. No entanto, no decorrer da inspeção promovida pela equipe da PRF, constatou se tratar de transporte de madeira em estacas e esticadores.

Questionados acerca da documentação da carga e origem da madeira, ambos os ocupantes informaram não possuir qualquer documento de autorização para transporte de recursos florestais e também não quiseram revelar a origem da madeira.

Providenciada a medição da carga foi identificado um total de aproximadamente 21.7 metros cúbicos de madeira irregular, madeira essa identificada como da espécie Aroeira - Myracrodruon urundeuva. Um total de 564 estacas de 2.20m e 9 esticadores de 3m foram apreendidos pela equipe da PRF.

A aroeira (Myracrodruon urundeuva), é uma árvore que pode atingir mais de 20 metros de altura, sendo atualmente uma espécie ameaçada de extinção e protegida por lei federal. Quem realizar corte desta espécie de maneira ilegal, poderá ser responsabilizado criminalmente. Além disso, o indivíduo que infringir a lei estará sujeito à multa.

Por fim, diante das informações obtidas e do flagrante realizado, foi constatada a ocorrência do crime de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

O órgão ambiental e perícia científica foram acionados para dar continuidade aos procedimentos legais