Atrair novos investidores para o Tocantins tem sido uma das políticas do governador Mauro Carlesse. Desde que assumiu o Governo do Estado, Carlesse não só tem recebido empresários nacionais e internacionais interessados em investir no Estado, como tem priorizado as visitas in loco.

"O que levo para eles é que, além de o Estado ter uma logística fantástica, ainda tem muitas áreas a serem exploradas. Desde o agronegócio, mineração, dentre outras áreas como o turismo. Por isso precisamos não só recebê-los, mas também visitá-los para fazer com que eles entendam que o Estado é o melhor para novos investimentos", enfatizou o governador.

Nos últimos dias, vários investidores passaram pelo gabinete do governador no Palácio Araguaia, em Palmas. O mais recente encontro ocorreu nesta quinta-feira, 18, com a visita de empresários goianos da empresa Gestão de Negócios Agropecuários Ltda (GNA), de Rio Verde (GO), interessados em investir no ramo de granja para produção de ovos. Como os consumidos no estado vêm de outras regiões, o Tocantins é um atrativo para a empresa.

Os representantes da empresa já estiveram em Gurupi e irão à Paraíso do Tocantins. "O próximo passo é afinar o projeto para começar a discutir com os organismos de meio ambiente e instituições financeiras para a implantação desse projeto aqui", contou o empresário Carlos Brands. De acordo com o empresário, o Tocantins consome diariamente 500 mil ovos e a expectativa é de que, em um primeiro módulo a ser implantado, sejam produzidos algo em torno de 100 mil ovos/dia, com um investimento em torno de R$ 7 milhões e gerados cerca de 25 empregos diretos e indiretos.

Também nesta quinta-feira, estiveram no Palácio executivos do grupo VLI ? Valor Logística Integrada, empresa instalada no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. Eles vieram reforçar a parceria da empresa com o Governo do Estado e dos projetos de interligação ferroviária. Na ocasião, eles falaram do interesse em participar da concorrência para concessão do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul.

Durante a audiência, o governador falou da intenção de viabilizar a construção da Rodovia Transbananal, que corta a Ilha do Bananal, interligando o Tocantins ao Mato Grosso e que possibilitará a geração de novas oportunidades de negócios e empregos e o consequente desenvolvimento econômico do Estado.

Outro encontro recente com o governador foi do empresário chinês Wang Guang Biao, que tratou da implantação da indústria Royal Optical, que fabrica lentes oftálmicas de alta tecnologia. O empreendimento será implantado em Porto Nacional e deve gerar algo em torno de 800 empregos diretos e envolve recursos na ordem de 10 milhões de dólares, segundo Wang Guang.

Agenda

E os compromissos não param. Mauro Carlesse já tem previsto em sua agenda, ainda sem data marcada, visitas ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, na cidade de Maringá. "Todas neste sentido. De trazer o empresário para dentro do Tocantins, para que aqui façam seus investimentos", reforçou.