Toneladas de lixo serão levadas para o aterro sanitário onde receberão tratamento adequado.

Uma denúncia feita a prefeitura levou a fiscalização ambiental junto com a Polícia Militar, nesta quinta-feira (8), a um galpão no Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara) que está lotado de lixo hospitalar.

O galpão tem cerca de 1.600 metros e está lotado de sacolas com lixo hospitalar, como seringas, ampolas, gases e luvas. A Polícia Civil suspeita que a sujeira seja do Hospital Regional, onde o acúmulo de lixo tem sido problema frequente.

"Há essa suspeita devido ao histórico que o Hospital Regional apresentou a respeito da armazenagem desses materiais e também devido a própria natureza do material que foi encontrado aqui", disse o delegado Romeu Fernandes ao G1.

No galpão deveria funcionar uma fábrica de farinha, mas o local está desativado há uma década. De acordo com a polícia, um dos donos da estrutura é o deputado estadual reeleito Olyntho Neto (PSDB).

Em nota o parlamentar negou ter qualquer relação com o imóvel. Explicou que já foi já foi funcionário da empresa, há mais de 10 anos, quando ainda cursava faculdade. O vínculo com a mesma, encerrou-se quando decidiu entrar para a vida pública em Araguaína no ano de 2008.

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que mantém contrato regular para recolhimento de resíduos das unidades de saúde e que a empresa responsável deve fazer o recolhimento e destinação final de acordo com as normas legais e ambientais vigentes.

Informou também que os prestadores de serviço devem cumprir todas as legislações vigentes, principalmente as ambientais e cobrará providências necessárias caso seja identificado erros na destinação final dos resíduos diferentes do que foi contratado.

Os donos do galpão podem responder por crime ambiental. O material será levado para o aterro sanitário onde será tratado, mas esse serviço deve demorar de 15 a 20 dias. (Com informações TV Anhanguera)