Ponto alto do evento foi a dança das bandeiras, ao som do Hino Municipal executado pelo saxofonista e maestro Cristiano Cabral

Na última sexta-feira, 9, alunos da Rede Municipal de Ensino demonstraram a integração e o civismo que são ensinados nas escolas municipais, representando a bandeira do Município em competições esportivas e apresentações artísticas. Mais atividades estão programadas de 13 a 15 de novembro, na Via Lago, para celebrar a data.

O auditório da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) foi palco das apresentações da Escola de Tempo Integral William Castelo Branco Martins, representando toda a Rede Municipal de Ensino, com coral, capoeira, balé, dança e karatê.  O ponto alto do evento foi a dança das bandeiras, ao som do Hino Municipal executado pelo saxofonista e maestro Cristiano Cabral.

"Semanalmente, temos um momento cívico na escola para desenvolver o patriotismo. E todas as atividades apresentadas fazem parte da grade curricular da escola, despertando talentos e também melhorando o comportamento deles", explicou a diretora da Escola de Tempo Integral, Silvia Marques.

"Teu solo é tão fecundo / Que plantando dá / É também rico em minérios / E madeiras-de-lei de invejar". Os versos do hino municipal são refletidos pelo aluno da unidade com maior graduação no Karatê, o faixa amarela João Antônio da Silva, de 9 anos, que faz o 3º ano. "Nossa terra tem muitas árvores e muita água. É rica. Eu sei que nós temos algumas pessoas passando necessidade, mas também sei que aqui todos podemos ter uma boa vida".

Jogos da Integração

No total, mais de quatro mil alunos participaram das três etapas dos Jogos Municipais da Integração Escolar de Araguaína 2018, que tiveram as finais da terceira etapa na última sexta-feira. O ginásio da Escola Municipal Casemiro Ferreira Soares, no Setor Urbano, recebeu 10 unidades de ensino para as finais do basquete (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino) e voleibol (misto).

O sentimento foi de orgulho entre os alunos. "Araguaína é a melhor cidade do Tocantins", exaltou o aluno Wellinthon da Silva, 11 anos, do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, no Lago Azul. A afirmação foi ressaltada pela também aluna Mayara Martins, 11 anos, do 5º ano da Escola Municipal José Ferreira Barros, localizada no Setor Céu Azul. "Ela é boa nos projetos, como nos jogos. Eu amo minha cidade".