Depósito de lixo hospitalar encontrado em Araguaína

O Governo do Tocantins suspendeu temporariamente o contrato com a empresa Sancil Sanatonio Construtora e Incorporadora LTDA após o escândalo do armazenamento ilegal de 200 toneladas de lixo hospitalar em um galpão clandestino em Araguaína. Ao todo, 13 hospitais ficarão sem coleta de lixo.

Além disso, o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme da Silva, determinou abertura de processo administrativo contra e empresa por descumprimento de cláusulas contratuais.

A empresa foi contratada, sem licitação, para recolher lixo do Hospital Regional de Araguaína, de hospitais no Bico do Papagaio, Ilha do Bananal, região sudeste do Estado, do hospital Amor Perfeito e outras unidades.

No contrato, estava previsto o pagamento de R$ 500 mil por mês à empresa que teria como sócio o ex-juiz eleitoral João Olinto Garcia de Oliveira, que é advogado e pai do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), atual líder do Governo de Mauro Carlesse (PHS) na Assembleia Legislativa.

O ex-juiz e outras duas sócias da empresa, Ludimila Andrade de Paula e Valdirene de Sousa Martins, tiveram a prisão decretada pela justiça, mas estão foragidos. Eles são acusados de crime ambiental e organização criminosa.

Conforme o Termo de Paralisação de Serviços, publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda, a empresa descumpriu prazo para apresentar documentações pendentes e ainda dificulta a comunicação via telefone ou e-mail.

O Governo também considerou que foi dado prazo razoável para regularização da empresa, mas ela não cumpriu cláusulas contratuais até o momento.

Apenas cinco hospitais da região central do estado não eram atendidos pela empresa: o Hospital Geral de Palmas, Hospital Infantil de Palmas, Hospital e Maternidade Dona Regina, Hospital Regional de Miracema e Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.

Veja a lista abaixo dos hospitais com serviços suspensos

Bico do Papagaio - Hospital Regional de Augustinópolis

Médio Norte Araguaia - Hospital de Referência de Xambioá e Hospital de Referência de Araguaína

Cerrado Tocantins Araguaia - Hospital Regional de Pedro Afonso, Hospital Regional de Guaraí e Hospital Regional de Arapoema

Amor Perfeito - Hospital Regional de Porto Nacional e Hospital Regional Materno-Infantil em Porto Nacional

Ilha do Bananal - Hospital Regional de Alvorada, Hospital Regional de Araguaçu e Hospital Referência de Gurupi

Sudeste - Hospital Regional de Arraias e Hospital Referência de Dianópolis