Alunas posam com lema do projeto.

Buscar a aceitação da identidade e utilizá-la para combater o preconceito. Foi com essa ideia que as professoras Nayrana Oliveira e Maria Zilma criaram o projeto "Negra Flor de Girassol", que ajuda meninas a reconhecer em si e valorizar os traços afrodescendentes.

O objetivo principal da iniciativa é combater o racismo desconstruindo os conceitos de beleza impostos pela sociedade. Valorizando a beleza afro e trabalhando a autoestima de alunas do colégio Estadual Campos Brasil, em Araguaína.

Segundo a professora Nayrana, o projeto já está na 3ª edição. Começou com 15 meninas e hoje já conta com 80.

Com o lema "Meu cabelo é minha origem, feio é o seu preconceito!" as professoras trabalham a conscientização das alunas, buscado fortalecer a autoestima por meio da valorização dos cabelos crespos e cacheados.

"Acreditando na sua beleza, não se abatem diante de situações racistas, são mais felizes e têm melhor desempenho escolar" explica a professora Maria Zilma.

No projeto são realizadas diversas atividades e a principal delas é um ensaio fotográfico envolvendo as participantes. A cada ano aumenta o número de meninas que aceitam seus traços.

"Depois da execução do projeto foi possível perceber a mudança de comportamento por partes dos participantes no âmbito escolar, pois muitas das vezes se sentiam excluídos e desmotivados. Hoje, o número de meninas e meninos que estão assumido a sua própria identidade aumentou significativamente. Isso nos motiva a continuar com o projeto" comemora a professora Nayrana.

Este ano a sessão de fotos com um café da manhã foi realizada no Parque Cimba.

Acompanhe abaixo algumas fotos desse dia.