Fernando Ubaldo, Secretário de Segurança Pública do Tocantins, entrega o cargo.

Sete integrantes da cúpula da Segurança Pública do Estado entregaram os cargos na tarde desta segunda-feira, 19. O motivo é a possível interferência do Governo de Mauro Carlesse na Polícia Civil.

São eles: Secretário de Segurança Pública, Fernando Ubaldo; Delegado Geral, Vinicius Mendes; Gerente de Operações, Wanderson Chaves; Diretora de Polícia da Capital, Antônia Ferreira; Diretor de Polícia do Interior, Márcio Giroto; Diretora de Inteligência, Luciana Midlegi e Diretor da Academia de Polícia, Marcelo Falcão.

A entrega dos cargos ocorreu após uma reunião da cúpula da Segurança com o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS). Eles queriam que o Governo recuasse da exoneração, mas a solicitação não foi atendida. Diante disso, conforme o CT, os sete abriram mão dos cargos de confiança.

A crise se agravou com a exoneração de 12 Delegados Regionais na última sexta-feira, 16, e outros 170 servidores da Secretaria de Segurança Pública. Entre os casos de maior repercussão está o do delegado Regional de Araguaína, Bruno Boaventura, um dos coordenadores pela investigação do escândalo do lixo hospitalar.

Outro caso que chamou a atenção é a exoneração de três servidoras da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes contra a Administração Pública (Dracma) no último dia 16. Inclusive, o Ministério Público instaurou inquérito para investigar os dois casos. A referida delegacia havia instaurado inquérito policial para investigar o deputado Olyntho Neto (PSDB).

O caso ganhou repercussão nacional, pois foi interpretado como uma retaliação do Governo de Mauro Carlesse contra a investigação do escândalo do lixo. Segundo a PC, a empresa é ligada à família do deputado Olyntho Neto (PSBD).

Já o pai de Olyntho Neto, João Garcia, está foragido há uma semana. Nesta segunda-feira, 19, Olyntho deixou o cargo de líder do Governo na Assembleia, mas a repercussão negativa do caso continua gerando crise.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/50905/governo-exonera-gerente-de-transparencia-e-combate-corrupcao-e-170-servidores-da-ssp/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/50951/mpe-vai-apurar-se-exoneracao-de-12-delegados-regionais-visou-o-desmantelamento-da-pc/