Palácio Araguaia.

No comando do Palácio desde março, quando a Justiça cassou Marcelo Miranda, Carlesse agora enfrenta a primeira grande crise de seu Governo. O problema veio à tona com a descoberta de um depósito irregular com 200 toneladas de lixo hospitalar em Araguaína e as ligações da empresa responsável pela coleta com a família de Olyntho Neto (PSDB).

Em meio à repercussão negativa do escândalo do lixo, o Governo de Mauro Carlesse exonerou 12 Delegados Regionais. O motivo, segundo nota da Secom, é cortar gastos. Mas a justificativa não convenceu a população, que reagiu com protesto em Araguaína, manifestações nas redes sociais e até petição online.

Irredutível, Carlesse manteve as exonerações e não recuou nem mesmo após se reunir com a cúpula da segurança pública do estado. Após o encontro, sete integrantes pediram exoneração dos cargos comissionados.

Tom elevado

Diante do fracasso da reunião, o governo divulgou nota e voltou a falar em cortes de gastos, mas  elevou o tom do discurso aos insatisfeitos.

"A troca de ocupantes de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, é uma prerrogativa exclusiva do Governador do Estado. E sempre que houver a necessidade de substituição, será realizada dentro dos parâmetros constitucionais". Diz trecho da nota, divulgada na noite desta segunda-feira (19).

Em Araguaína, local que concentra maior insatisfação com as exonerações, os vereadores também elevaram o tom das críticas contra o Governo.  Só o vereador aliado do grupo de Carlesse, Mané Mudança, que discordou dos colegas e chamou a revolta de "tempestade em copo d´água".

Por outro lado, uma petição online já tem mais de 10 mil assinaturas. O abaixo assinado quer a cassação de Olyntho Neto e o retorno do delegado Bruno Boaventura ao comando da Regional de Araguaína.

Confira a nota do governo

Nota à Imprensa sobre a troca no comando da SSP

O Governo do Estado do Tocantins informa que acatou os pedidos de exoneração e prosseguirá com a reformulação administrativa iniciada na última sexta-feira, 16, visando o equilíbrio das contas públicas. A estimativa para o próximo ano é de uma economia em torno de R$ 12 milhões com a redução de cargos em comissão e de funções comissionadas em todas as pastas.

A troca de ocupantes de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, é uma prerrogativa exclusiva do Governador do Estado. E sempre que houver a necessidade de substituição, será realizada dentro dos parâmetros constitucionais. No entanto, no caso da SSP, os inquéritos policiais em curso prosseguem com seus titulares, ocupantes de cargo efetivo, e os trabalhos terão sequência normal, sem qualquer prejuízo às investigações, não sendo admitida pelo Governo, nenhuma interferência externa.

Em relação à Secretaria de Segurança Pública, os cargos, ora vagos, serão ocupados por profissionais do setor, assegurando assim a sequência dos trabalhos iniciados e mantendo a normalidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Secretaria da Comunicação Social

Governo do Tocantins"

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/50901/governo-nega-interferencia-politica-e-diz-que-exoneracao-de-delegados-regionais-e-corte-de-despesas/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/50926/deputado-olyntho-neto-entrega-cargo-de-lider-do-governo-carlesse-na-assembleia/