Alimentos, brinquedos ecológicos, materiais escolares e roupas produzidos por mais de 4 mil alunos estarão na Feira

Mais de 1.100 alunos do 4º e 5º anos de 39 escolas municipais participarão da Feira do Jovem Empreendedor 2018. O evento disponibilizará aos araguaineses produtos reciclados e confeccionados pelos estudantes a preços acessíveis, de R$ 2 a R$ 20. Essa edição da feira será realizada nas escolas Joaquim Carlos Sabino, no Setor Lago Azul, nesta quarta-feira, 21, e Domingo Souza Lemos, no Setor Jardim das Flores, nesta quinta-feira, 22, das 17 às 20 horas. O objetivo do evento é desenvolver nas crianças o empreendedorismo na prática.

Estarão disponíveis para venda desde alimentos doces e salgados, brinquedos ecológicos e roupas até materiais escolares personalizados, como lápis e caderno, e trabalhos manuais, de enfeites a tapetes. Os produtos foram confeccionados em sala de aula e, além de descobrir talentos com a criatividade, tornam possível desenvolver a matemática financeira aos participantes.

Calculando custos e lucros

A feira faz parte do Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP) e já capacitou mais de 14 mil alunos de 33 escolas municipais da zona urbana e 6 da zona rural. Mais quatro mil crianças estarão concluindo o processo neste ano. Os educandos idealizaram os produtos em conjunto com os professores, conhecendo suas etapas de confecção e calculando custo da produção e lucro esperado.

O JEPP foi implantado no Município em 2015. Os professores são capacitados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e aplicam o conhecimento obtido nas salas de aula.

Semente do empreendedorismo

Para cada ano do Ensino Fundamental existe um tema específico, com uma metodologia que favorece o desenvolvimento da coletividade e propicia a iniciação das crianças no empreendedorismo.

Para isso, são realizadas nas escolas lições e atividades divertidas e lúdicas, para que os jovens aprendam a montar um negócio, a trabalhar em equipe, a inovar de forma sustentável e a se preparar para o futuro no mercado de trabalho.