Secretária Adriana Aguiar apresenta o Calendário Escolar 2019

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) divulgou nesta quinta-feira, 22, o Calendário Escolar Oficial do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins para o ano letivo de 2019. A apresentação foi realizada durante coletiva de imprensa, na sede da Pasta.  Conforme o calendário, as aulas se iniciarão no dia 21 de janeiro e serão encerradas em 19 de dezembro. No total serão 204 dias letivos.

Antes das aulas começarem, a equipe pedagógica e os professores participarão do planejamento no período de 17 a 18 de janeiro. Na segunda semana de aula, o Calendário reserva os dias 28 e 29 para ser realizada a avaliação diagnóstica em todas as unidades de ensino.

Dentre as novidades apresentadas para 2019, o Calendário escolar prevê três sábados letivos, sendo todos eles contemplados como  Dia da Família na Escola. No mês de dezembro, foi instituída ainda a Semana da Integração Esportiva de Aprendizagem.

Conforme destacou a secretária Adriana Aguiar, além de atender à rede estadual de ensino, o Calendário serve como base para as redes municipais e particulares, que podem fazer adesão ao modelo. "Até por isso, o documento vem nomeado como Calendário Escolar do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, não da rede estadual", frisou.

Outra novidade é que o Calendário vem acompanhado de uma Instrução Normativa que, conforme Adriana Aguiar, o confere força de lei, além de facilitar sua aplicação nas escolas.

Construção participativa

O processo de construção do Calendário Escolar 2019 contou com a colaboração dos professores e servidores da Pasta lotados nas superintendências, diretorias, gerências da Seduc e Diretorias Regionais de Educação. A elaboração do documento recebeu ainda importantes contribuições da comunidade escolar, pais e estudantes.  Antes de ser aprovado, o Calendário 2019 passou por Consulta Pública realizada pela Seduc, com aproximadamente 16.000 pessoas participantes.

Além disso, na última segunda-feira, 19, o documento foi apresentado ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), ao Conselho Estadual de Educação (CEE) e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em reunião também na sede da Pasta.

"As contribuições recebidas foram atendidas mediante as possibilidades, onde todos se envolveram, de maneira participativa e democrática, e procuramos atender às sugestões de acordo com a legislação em vigência", frisou a titular da Seduc.

Dia da Família na Escola

A instituição do Dia da Família na escola visa atender à necessidade de integração entre a comunidade escolar, sendo uma estratégia para reforçar a importância da presença da família na escola, onde será discutido o rendimento escolar do estudante e a própria administração escolar. "Esse encontro com os pais na escola pode colaborar com os múltiplos aspectos escolares, inclusive o disciplinar, sendo uma valiosa ferramenta para o professor se aproximar do aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, tornando a aprendizagem concreta", explicou Adriana.

Semana da Integração Esportiva de Aprendizagem

Por sua vez, a Semana de Integração Esportiva e de Aprendizagem inclui diversas atividades esportivas para promover a integração dos estudantes, oportunizando vivenciar trabalho em equipe com várias atividades esportivas e pedagógicas para o desenvolvimento físico e acadêmico dos estudantes.

Valorização dos servidores

Para garantir que todos os agentes da educação sejam lembrados e homenageados ao longo do ano, o Calendário Escolar de 2019 traz marcações, com estrelas, destacando datas importantes como o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, Dia do Secretário Escolar, Dia do Auxiliar Administrativo, Dia do Professor, Dia do Estudante, Dia do Vigia Noturno, Dia do Manipulador de Alimentação Escolar, Dia do Coordenador e Dia do Diretor Escolar. "A Educação se faz a muitas mãos. Cada pessoa dentro da escola é fundamental para os resultados que são alcançados, assim, nada mais justo que todos sejam lembrados e homenageados por sua contribuição", destacou Adriana Aguiar.