Entre o lixo havia seringas, luvas, frascos de remédio e até agulhas.

O escândalo do lixo hospitalar em Araguaína, que veio à tona no último dia 7, ganhou mais um novo capítulo neste sábado, 24.  A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na fazenda Caeté da família do deputado Olyntho Neto (PSDB) e encontrou um aterro irregular com lixo hospitalar.

A propriedade fica localizada às margens da BR-153, entre as cidades de Araguaína e Wanderlândia.  O lixo estava enterrado cerca de 300 metros da rodovia e foi utilizado uma retroescavadeira para fazer as escavações.

O trabalho de escavação da perícia e remoção do lixo deve durar tora a tarde. Até o momento já foram encontradas seringas, luvas, frascos de remédio e até agulhas. Para a Polícia este lixo teria sido retirado do galpão da Agromaster, empresa com ligações com a família de Olyntho,  às vésperas do flagrante da fiscalização.

A PC chegou até o local após confissão de funcionários da Sancil e uma denúncia anônima.  Segundo a PC, a empresa é de fachada, está em nome de laranjas e é comandada pelo ex-juiz João Olinto, considerado foragido da Justiça.

"Eles [funcionários da Sancil] relataram que esse material teria sido retirado justamente após a primeira ação de fiscalização, quando então o João Olinto compareceu no local e impediu a ação dos fiscais. Mas pela quantidade lá não dá para dizer se foi só esses dias ou em outros dias".  Disse o delegado Romeu Fernandes ao AN.

O delegado explicou ainda que depois do flagrante foram tomadas as devidas providências em relação ao caso.  Perícia e o Naturatins foram acionados para fazer seus trabalhos.

"A Polícia Técnica Científica foi acionada, compareceu no local e documentou para fazer posteriormente o laudo pericial. E o Naturatins foi chamado para poder realizar a autuação e as providências administrativas cabíveis.  Inclusive, também há determinação para que o proprietário da fazenda retire o material do local e dê a destinação adequada".  Concluiu Romeu.