Luiz Olinto Garcia teve prisão preventiva decretada pela Justiça.

A Polícia Civil prendeu no início da noite deste domingo (25) Luiz Olinto Rotoli Garcia de Oliveira, irmão do deputado Olyntho Neto (PSDB). A prisão dele foi decretada no último dia 23/11 pelo juiz substituto da 1ª Vara Criminal de Araguaína, Kilber Correia Lopes.

Luiz Olinto foi preso na região central de Palmas e foi conduzido para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Luiz Olinto já havia sido preso às vésperas da eleição com uma mala de R$ 500 mil em Araguaína. A investigação que culminou na prisão dele neste domingo corre em segredo de Justiça. Todavia, é relacionada ao escândalo do lixo hospitalar.

Interferência na investigação

Segundo a PC, durante o curso das investigações, apurou-se que Luiz, logo após a divulgação do depósito clandestino de lixo hospitalar , interferiu diretamente no trabalho da Polícia. " Influenciando testemunhas e destruindo provas, inclusive financiando a fuga dos dois motoristas da empresa Sancil."

Ainda conforme a PC, o irmão do deputado financiou a fuga de Ludmila Andrade de Paula, "peça chave" na engrenagem do esquema criminoso. Além disso, Luiz teria sido o mentor da tentativa de retirada do material encontrado no Daiara, depois da primeira fiscalização empreendida no local por agentes da Vigilância.

De acordo com a  investigação, um dos funcionários da Sancil relatou que a sócia Ludmila, apontada como laranja da empresa, fugiu para o Estado do Pará. A viagem teria sido financiada por Luiz, e lá ela teria sido recebida por um indicado dele.  "Transferiu dinheiro para Ludmila, determinando que ela ficasse longe, até ele resolver as coisas." Aponta a investigação.

O funcionário ainda relatou à Polícia que Luiz Olinto seria o verdadeiro proprietário da empresa.

Lixo na fazenda

Ontem (24) a PC cumpriu mandado de busca e apreensão na fazenda Caeté, situada às margens da BR 153-entre Araguaína e Wanderlândia. A propriedade é da família de Olyntho.

Parte do lixo que teria sido retirado do Galpão foi localizado no local, onde os policiais encontraram um aterro irregular com lixo hospitalar.

Mandado cumprido

O mandado de prisão contra Luiz Olinto foi cumprido por equipe coordenada por delegados de Palmas. Mas sob supervisão da 4ª Delegacia de Polícia de Araguaína, cujo titular é o delegado Romeu Fernandes.   Após os procedimentos na capital Luiz Olinto deverá ser recambiado para Araguaína, onde ficará à disposição da Polícia Civil e da Justiça.

Foragidos

Já o pai de Luiz Olinto, o ex-juiz João Olinto e uma das sócias da empresa Sancil continuam foragidos há treze dias. Neste sábado (24) e a PC divulgou foto do ex-juiz, como procurado. Pede a quem souber do paradeiro dele, que entre em contato com a PC, que será garantido o sigilo da denúncia.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/51207/policia-encontra-lixo-hospitalar-enterrado-em-fazenda-da-familia-de-olyntho-neto/