Lineu Machado, engenheiro da BRK Ambiental responsável por Araguaína.

Em entrevista ao AN, o Engenheiro da BRK Ambiental Lineu Machado explicou sobre a meta de universalização do saneamento em Araguaína. Também destacou a importância do serviço para a população e passou instruções para uso correto da rede coletora.

Lineu disse que a previsão de conclusão das obras no centro de Araguaína é no máximo julho de 2019.  No chamado centro expandido, a empresa vai instalar a rede coletora, com calçada padroniza e intertravada.  Isso sem nenhum gosto ao consumidor, sendo pago apenas a ligação do ramal.

De acordo com a BRK, a previsão é atender toda a população de Araguaína com saneamento básico até 2024.  Neste contexto, Lineu destacou a importância deste serviço na vida das pessoas, sobretudo na saúde e a modernização da cidade.

--A gente sabe que a cada real investido em saneamento se economiza R$ 4 em saúde. Então é importante para o município, isso valoriza nosso município. (...) Os imóveis ganham em valorização, quando você tem asfalto, drenagem, água, esgoto e calçada. (...) Então, o benefício fica para a população e é muito maior que o transtorno.

Lineu citou o exemplo da cidade onde morava, Campo Grande (MS) que hoje tem 80% da cobertura de esgoto. "O custo de saúde do município, principalmente internações, caiu 80%." Complementou sobre os benefícios à saúda.

Uso correto da rede coletora

O engenheiro chamou a atenção para outro ponto importante, que é o uso correto da rede coletora. Revelou ser comum encontrar lixo de higiene pessoal, doméstico ou mesmo entulhos junto com o esgoto.  Outro problema corriqueiro é o despejo da água da chuva.

"Nessa temporada de chuva as pessoas estão ligando as calhas do telhado na rede coletora. (...) Então, a gente pede para população de lançar só o que é esgoto mesmo. É o que está no vaso sanitário, na pia de cozinha. Água de chuva ela tem que ir pra outro caminho que não seja a rede coletora." Finalizou.