Presidente da ASTT Fábio Fioroto Astolf e oengenheiro de transito, Caio Augusto Lobo Rodrigues

A Câmara realizou nesta segunda-feira (26) sessão para debater os problemas relacionados ao trânsito de Araguaína. A iniciativa foi proposta pelo vereador Edimar Leandro (PRP), que também defendeu a criação de um Centro Educacional para o trânsito.

Logo no início da sessão, Edimar agradeceu a presença do presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Fábio Fioroto Astolf, e do engenheiro de trânsito, Caio Augusto Lobo Rodrigues.

O parlamentar destacou a importância de debater sobre o tema com a população de Araguaína. Além disso, elencou os problemas que contribuem para a ocorrência dos acidentes, cobrou melhorias e propôs soluções.

"O trânsito de Araguaína, infelizmente, deixa muitas vítimas (...) A superlotação dos hospitais públicos [UPA e HRA] é em torno do trânsito." Frisou Edimar, defendendo o estudo para a criação de um Centro de Educação para o Trânsito para crianças". "A criança, na sala de aula, ele também vai estar aprendendo sobre o trânsito." Defendeu o vereador.

Em resposta, o presidente da ASTT, Fábio Astolf, disse que o trânsito, evidentemente, é uma preocupação da Agência do gestor Ronaldo Dimas. E que a sinalização, assim como a fiscalização são importantes. Contudo, ponderou que o condutor tem papel importante na redução dos acidentes. "A gente vê muitas infrações".

Sobre a criação de um Centro Educacional para o trânsito Fábio concordou. "É uma ideia excelente, (...) mas depende de dinheiro para instalação e implantação."

O Anti-Projeto prevê a construção de uma mini-cidade destinada à educação do trânsito para crianças. "Com a educação no trânsito, [a criança] vai crescer com a mentalidade voltada para o trânsito". Argumentou Edimar.

Dentre os problemas apontados no trânsito, foi citada a baixa qualidade da pintura de faixas de pedestre e serviços inacabados.  Como o ocorreu no Bairro São João, onde a empresa instalou parte da sinalização, mas ainda não colocou as placas. Os vereadores também reclamaram dos semáforos e combate ao transporte clandestino de passageiros.

Neste sentido, a ASTT explicou que houve um problema relacionado à empresa executora dos serviços, mas que outra será contratada para dar seguimento ao serviço.  Sobre os problemas nos semáforos, a Agência informou que a deve comprar equipamentos mais modernos.

Já o representante dos taxistas, Arthur Jr, o Santólio, defendeu esforço conjunto de todas autoridades para combater o transporte clandestino.

Por fim, Fábio explicou que o trânsito é complexo, entrelaçado e defendeu a realização do concurso da Guarda Municipal, além da implantação do vídeo-monitoramento.

"Meu sonho é ter o vídeo-monitoramento na cidade. Pra mim facilitaria demais o serviço, não apenas no trânsito, mas também no combate ao transporte clandestino.  Mas esse combate é difícil. Tem que ter o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar. Tem que ter o apoio da população também". Frisou o presidente da ASTT