O SCE Mobile é uma ferramenta da Rensoftware que permite vender por meio de terminais móveis, como tablets e celulares

As formas de vender no varejo estão passando por uma revolução e a Rensoftware está conectada às novas demandas do consumidor. O SCE Mobile é uma ferramenta para agilizar o processo de vendas, que passa a acontecer por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

"Aquele sistema antigo do vendedor anotar os pedidos em um papel e depois ir até o terminal de vendas para buscar o produto, consultar o estoque, modelos disponíveis e fechar a venda está com os dias contados", diz Rarmom Costa, diretor de Tecnologia da Rensoftware.

Como funciona

Assim que o cliente adentra a loja e solicita a ajuda de um vendedor, a venda já começa. Conforme ele vai escolhendo o produto, o vendedor consulta no terminal móvel a disponibilidade, modelos, entre outras informações.

"É parecido com uma venda online. O cliente vai escolhendo o que quer, o vendedor vai registrando no sistema e, no fim, ele fecha a venda total já com o valor final, descontos e forma de pagamento", exemplifica Rênye Costa, diretor da Rensoftware.

Vantagens para o lojista

A economia de recursos é a principal delas. Primeiro porque não haverá mais a necessidade de aquisição de computadores, seja notebook ou desktop, este último ainda demandando teclado, mouse e estabilizador. Uma loja pode ser toda estruturada com os terminais de vendas móveis.

Outra vantagem é a redução nos custos de energia elétrica, já que os dispositivos são carregados periodicamente e não ligados permanentemente na tomada. Em média, um computador pode consumir 93,6 KW/h mensais, enquanto um tablet consome, em média, 10 KW/h mensais.

"A assertividade na venda do produto é mais um grande benefício do SCE Mobile, porque a ferramenta vai reduzir os erros no processo de venda e entrega de produtos que não foram desejados pelo cliente", acrescenta Rarmom.

Vantagens para o vendedor

A principal praticidade do SCE Mobile é justamente permitir que o vendedor execute uma venda em qualquer local dentro da loja, sem a necessidade de ficar indo ou voltando ao terminal fixo para consultas e outros procedimentos.

A consulta ao estoque também é online, permitindo que o vendedor repasse ao cliente informações confiáveis e assertivas, o que melhora a relação de consumo.

"E com vendas mais ágeis, o vendedor ganha tempo para executar mais vendas durante o dia e engrossar sua comissão", lembra Rênye.

Vantagens para o cliente

Muitos consumidores desejam uma experiência de compra mais rápida, em virtude da rotina acelerada do dia a dia. Com as vendas agilizadas pelo SCE Mobile, o tempo de permanência do consumidor na loja é levado a sério.

A venda se torna uma experiência mais personalizada, uma vez que tudo o que é solicitado pelo cliente está a poucos toques, com a comprovação de disponibilidade e modelos.

"E uma vez que a compra é concluída, basta o cliente se dirigir ao caixa para realizar o pagamento e receber a NFC-e no email ou celular", ressalta Rarmon.