Governador Interino Mauro Carlesse (PHS).

Em nota à imprensa na tarde desta terça-feira (11) o Governo de Mauro Carlesse (PHS) informou que vai recorrer da decisão que suspendeu a portaria de exoneração dos 12 delegados regionais. A liminar é do juiz  Manuel de Farias Neto, da 1ª Vara de Registros Públicos de Palmas.

A decisão suspendeu a portaria de exoneração dos 12 delegados regionais e determinou o retorno imediato dos delegados aos cargos. Além disso,  determinou o retorno de três servidoras da Delegacia de Repressão aos Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Pública do Estado do Tocantins ? DRACMA. Isso porque o magistrado entendeu haver perseguição por parte do Governo.

Na nota, Governo informou que respeita o posicionamento da justiça, mas irá recorrer da decisão.

"Há que se deixar claro que nunca ocorreu demissão de nenhum delegado, tão somente, por questões de reestruturação da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por ato de exclusiva competência do Poder Executivo, delegados foram exonerados da função administrativa de delegados regionais. Todos continuam delegados e atuantes como tais."  Diz trecho da nota.

Os atos do Governador do Tocantins foram legítimos e não foram executados somente no âmbito da Segurança Pública, sendo que medidas semelhantes e até mais profundas foram, e estão sendo, aplicadas a todas as pastas que integram a administração direta e indireta do Governo. Tudo para que o Tocantins retome o equilíbrio de suas contas. Enfatiza o documento.

A nota também reitera que nenhum inquérito foi paralisado ou sofreu ingerência do Executivo. "Ressalta ainda que não irá medir esforços para que os votos de mais de 400 mil tocantinenses sejam respeitados, bem como as decisões tomadas por seu Governador." Finaliza