Delegacia Regional de Araguaína

Para o juiz Manuel de Farias Neto, da 1ª Vara de Registros Públicos de Palmas, a exoneração dos 12 delegas regionais trata-se de perseguição do Governo do Estado à Policial Civil. A liminar concedida nesta terça-feira (11) suspendeu a portaria de exoneração e determinou o retorno deles aos cargos de confiança nas Delegacias Regionais.

Na decisão, o magistrado fez duras críticas às justificativas do chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal, para exonerar os delegados regionais.

Além disso, observou que os atos não atenderam ao interesse público, mas que denotaram perseguição, pessoalidade e tentativa de acobertar o governo do Estado.

"Parece ter usado de seu cargo para proteção pessoal e de parceiros políticos, esquecendo que todos os atos de agentes públicos devem ser revestidos de interesse público. Com o argumento raso de que o ato traria economia aos cofres públicos, tenta prejudicar investigações policiais que envolvem agentes políticos e recebimentos de altos valores em contratos públicos.  Ou seja, tenta acobertar o que deve ser público, fiscalizado pelos órgãos de controle e levado a conhecimento de toda população. Observa o magistrado na decisão liminar.

O juiz ainda destaca a ligação de Rolf Costa com o deputado estadual Olyntho Neto. Também observa que as exonerações iniciaram após a Polícia Civil começar investigar integrantes do Governo, o escândalo do lixo e a suspeita de ligação da família de Olyntho com a empresa Sancil, envolvida no escândalo do lixo hospitalar.

"Vê-se que o móvel da expedição das Portarias não é e nunca foi a economicidade, mas "dar um basta" nos atos investigatórios." Assevera o juiz, acrescentando ainda o "impacto ínfimo" no orçamento de apenas R$ 1.200,00 para cada uma das 12 funções comissionadas. E que posteriormente nomeou vários servidores.

Entenda

Os 12 delegados regionais foram exonerados no último dia 16 de novembro, após as investigações focarem a família do deputado Olyntho Neto, então líder do Governo na Assembleia.  A justificativa era de  economia para o Estado, conforme divulgado pela Secom.

http://araguainanoticias.com.br/noticia/52000/governo-carlesse-anuncia-que-vai-recorrer-de-decisao-que-retorna-delegados-regionais-aos-cargos/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/51948/juiz-manda-governo-de-mauro-carlesse-retornar-aos-postos-os-12-delegados-regionais-exonerados/