Duas médicas contratadas pelo Município, por meio do ISAC, já estão atendendo desde o último dia 3.

Uma equipe de especialistas em cirurgia pediátrica está atendendo desde o último dia 3 no Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado (HMA). A primeira equipe para atendimento especializado em crianças na região conta com duas médicas, Joyce Lisboa e Nyrla Yoshie. As profissionais agora passam a residir na cidade após serem contratadas pelo Município, por meio do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

"Estamos implantado em Araguaína, no HMA, um serviço que não perde para nenhum hospital particular, pois se trata de uma especialidade difícil em vários estados, que é a cirurgia pediátrica. Isso só demonstra a qualidade e empenho com que a gestão tem tratado nossas crianças", adiantou o secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho. No atendimento de saúde aos pacientes internados no hospital, o HMA conta com pediatria clínica, unidade de tratamento intensivo (UTI) pediátrica e agora com a nova especialidade: cirurgia pediátrica.

O diretor técnico do HMA, Luís Flávio Quinta, explicou que as novas contratações são para garantir o atendimento integral das crianças na unidade. "O Hospital Municipal está em constante reformulação para garantir um atendimento qualificado. As cirurgiãs-pediátricas trazem consigo a possibilidade de aumentarmos os procedimentos cirúrgicos de grande demanda no Estado, colocando Araguaína mais ainda em destaque para o tratamento das crianças".

Novas especialistas

A médica Joyce Lisboa Freitas (CRM/TO 5079) é cirurgiã pediátrica formada em medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), com especialidades em oncologia cirúrgica pediátrica, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) e Sociedade Internacional de Cirurgia Pediátrica Oncológica (IPSO).

A cirurgiã pediátrica Nyrla Yoshie Yano Gomes (CRM/TO 5078) também é formada em medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e especialista em cuidados intensivos e paliativos, além de ser membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica.

"Estamos entusiasmadas com a oportunidade de oferecer um serviço especializado de cirurgia às crianças de Araguaína e região, bem como somar ao corpo clínico e multidisciplinar do hospital para, juntos, garantir um atendimento capacitado, humanizado e ético aos nossos pacientes", disse a médica Joyce Lisboa.

Diagnóstico preciso

Cirurgião-pediátrico é o profissional habilitado a lidar com crianças que necessitem de diagnóstico e tratamento de doenças potencialmente cirúrgicas acometendo, entre outros, os tratos digestivo, urinário e respiratório, de caráter benigno ou maligno.